O cadastramento de 420 jovens integrantes do Programa Trilha será encerrado, nesta sexta-feira (18), na unidade central do SineBahia (Avenida ACM – 3359), seguido de uma oficina de “Orientação para o Trabalho", onde eles recebem dicas de como se comportar em um processo seletivo e preparar adequadamente o seu currículo.

“Toda a ação é promovida pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e cada participante leva a sua carteira de trabalho e outros documentos pessoais para se cadastrar no sistema”, explica o gerente de qualificação social e profissional da unidade central do SineBahia, Soan Petrovich. O Trilha vai qualificar, até o final de dezembro, 15 mil jovens, com idades entre 18 e 29 anos, beneficiários do Programa Bolsa Família.

Para a coordenadora do programa pela Setre, Rosane Porto, os resultados esperados pelo Governo do Estado com o Trilha envolvem desde a contratação direta à realização de ações de responsabilidade social, passando pelo fomento à economia solidária e ao autoemprego.

“O programa tem ações integradas de educação, trabalho, agricultura e desenvolvimento social e o seu alcance geográfico atinge a 23 municípios baianos. Ele estimula o empreendedorismo e a geração de renda em atividades alternativas, além de buscar a inserção dos jovens qualificados no mercado de trabalho”, afirma Porto.

A proposta do Trilha é atender jovens sem emprego formal, em situação de risco social, em cumprimento de medida socioeducativa, apenados ou egressos do programa Todos pela Alfabetização (Topa). O programa está sendo realizado com recursos dos governos federal e estadual.

Os participantes recebem uma bolsa-auxílio no valor de R$ 100, enquanto estão em sala de aula dos cursos oferecidos, gratuitamente, nas áreas de construção civil, agroextrativismo, pesca e aquicultura, turismo e hospitalidade, alimentação, administração e telemática, com carga horária de 350 horas. A carga horária das áreas de metal mecânica, transporte, tecnologias de informação e comunicação é de aproximadamente 600 horas.