A população da microrregião de Camamu, localizada no sul do Estado, já conta com uma unidade compacta de emissão de documentos básicos do SAC. O Ponto Cidadão do município, que foi inaugurado no sábado (10) pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Administração (Saeb), já está em pleno funcionamento e tem capacidade para emitir 300 documentos mês.

Com o posto, a população local e de cidades circunvizinhas terá acesso facilitado à retirada de Carteira de Identidade, Cadastro de Pessoa Física (CPF), Antecedentes Criminais e Carteira de Trabalho. Esta é a décima unidade de pequeno porte do SAC implantada no estado.

O horário de funcionamento do Ponto Cidadão, que funciona na Praça Professor Luiz Rogério, no Centro de Camamu, é de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. O posto foi criado em parceria com a Prefeitura Municipal e funciona no mesmo local da Casa da Cidadania de Camamu, iniciativa da gestão municipal local. Inaugurada no mesmo dia, a Casa oferece serviços complementares como assistência jurídica gratuita por meio da Defensoria Municipal, emissão de carteira de reservista, serviços do Incra, intermediação de mão de obra e serviços de ação social.

Expansão do atendimento ao cidadão

Os trabalhos da nova unidade de atendimento do SAC foram abertos oficialmente pelo chefe de Gabinete da Secretaria da Administração, Edelvino Góes que destacou o valor da iniciativa para a microrregião. “O município de Camamu é o décimo a recepcionar uma unidade do Ponto Cidadão, o que demonstra a consolidação deste importante projeto de inclusão territorial, assegurando à população mais facilidades na retirada de importantes documentos para o exercício da cidadania”.

A nova unidade também foi destacada pela prefeita Ioná Nascimento, lembrando que “a população de Camamu não precisa mais se deslocar a outros municípios ou aguardar por um tempo maior para retirar seus documentos. A facilidade está em nossa porta”, disse.

O Ponto Cidadão integra o projeto de expansão do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) no Estado. Além de Camamu, já possuem Pontos Cidadão os municípios de Central, Inhambupe, Presidente Tancredo Neves, Mucugê, Cruz das Almas, Coaraci, Maracás, Curaçá, e Serrinha. Juntas, as unidades já forneceram mais de 60 mil documentos à população baiana.

Outros dois Pontos Cidadão estão em vias de inauguração. Serão instalados nos municípios de Santa Maria da Vitória e Itaberaba e além de unidades no formato tradicional nos municípios de Irecê, Feira de Santana e Paulo Afonso.

Nos últimos três anos, a rede foi ampliada em 13 novas unidades, considerando os Pontos Cidadão e os quatro novos postos instalados na capital (Pau da Lima, Pernambués, Salvador Shopping e Paralela). A expectativa é que, até o final do ano, a rede SAC conte com 44 postos no estado, consolidando uma expansão de 76% no número de unidades fixas em relação ao início de 2007.