LOCAL: município de Feira de Santana, no território de identidade Portal do Sertão, a 109 quilômetros de Salvador (Casa de Evento Estação da Música, Rua José Tavares Carneiro, n° 720, Campo Limpo).
DATA: 23.07.10 (sexta-feira)
HORÁRIO: 10h

O QUE É: cerimônia de abertura do II Encontro Nacional de Agricultura Familiar do Brasil.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

EVENTO: reunirá cerca de cinco mil agricultores familiares de todo o país, além de autoridades das três esferas de governo e parlamentares, com o objetivo de fazer um balanço dos avanços nas políticas direcionadas à agricultura familiar e apontar as perspectivas e os desafios para o próximo período.

AGRICULTURA FAMILIAR: segundo dados do Censo Agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado em 2006, a atividade responde por 10% de todo o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, emprega mais de 80% da mão-de-obra no setor rural e produz 70% dos alimentos do país – 87% da produção nacional de mandioca, 70% de feijão, 46% de milho, para citar alguns exemplos. No Brasil, há mais de 4,3 milhões de propriedades agrícolas familiares, o que representa 24,3% da área total dos estabelecimentos rurais. Na Bahia, são 665.831 estabelecimentos familiares, o equivalente a 87% do total das propriedades, a maior população rural do país (15%). São 10 milhões de hectares destinados à atividade, 34% de total de área da Bahia. A agricultura familiar emprega 81% do pessoal do meio rural do estado, o equivalente a 1,9 milhão de pessoas economicamente ativas. Responde ainda por 44% do valor bruto da produção agropecuária da Bahia e por 7% do PIB baiano. A atividade no estado é responsável pelos seguintes percentuais de produtos que chegam à mesa dos baianos: 83% do feijão, 91% da mandioca, 44% do milho, 52% do leite, 60% das aves, 76% dos suínos e 41% do arroz.