Pela primeira vez, a Bahia sediará – em 2011 – a versão brasileira do Salon du Chocolate, que acontece todos os anos em Paris, por iniciativa da Salão de Chocolates Eventos Internacionais. A empresa realizará, em Salvador e no município de Itacaré, no sul do estado, ainda sem previsão de data, o Fórum Internacional do Chocolate, do qual devem participar os mais famosos chocolateiros da Europa.

O anúncio foi feito pelo diretor da Ammachocolate, Diego Badaró, durante encontro com o secretário estadual da Agricultura, Eduardo Salles. A empresa baiana, que vai inaugurar, no mês de agosto, uma fábrica de chocolate na capital baiana, no bairro de Pirajá, é também organizadora do fórum.

Salles considerou a programação do evento, que contará com o apoio da Seagri, uma grande conquista para a Bahia, “num momento em que o Estado está empenhado na recuperação da região cacaueira”. De acordo com Badaró, pela primeira vez na historia do salão haverá um evento num país produtor.

Na França, o salão acontece numa área de dois mil metros quadrados, com a presença de representantes de dez países produtores, mas a maioria dos chocolateiros nunca visitou uma fazenda de cacau. “Este será um diferencial da versão brasileira. Durante dois dias, em Salvador, eles vão participar de palestras e debates, seguindo depois para o município de Itacaré, onde, na programação, consta visitação a fazendas de cacau”, explica Badaró.

O lançamento do Fórum Internacional do Chocolate será na última semana de agosto, durante a inauguração da Fábrica Ammachocolate, que vai produzir chocolates artesanais de alta qualidade, com até 85% de concentração de cacau, em Porto Seco Pirajá. “Será a primeira fábrica com controle total, desde a plantação até o produto final”, enfatiza o diretor. No final de outubro, haverá o lançamento internacional do fórum, no estande da Bahia, no Salon du Chocolate de Paris.