O município de Sento Sé, na região do Vale do São Francisco, terá a primeira indústria de processamento de cebola do Norte e Nordeste, agregando valor à produção, criando novos postos de trabalho e gerando renda e riquezas. Com este objetivo, a Secretaria da Agricultura (Seagri) assinou, com a Cooperativa dos Produtores de Cebola de Sento Sé, convênio de cooperação técnica e financeira para a implantação da Indústria de Processamento de Cebolas, que vai produzir pasta, cebola picada e em conserva.

A unidade será construída em terreno de dois mil metros quadrados doado pela prefeitura local à cooperativa. A Seagri, que recebeu de volta, este mês, a Coordenação de Agroindústria, está dando importantes passos no processo de industrialização da região de Sento Sé e do Vale do São Francisco.

De acordo com Salles, a Bahia é o segundo maior produtor nacional de cebola, perdendo apenas para Santa Catarina. “Cerca de 80% da nossa produção se concentra em cinco municípios da região do São Francisco. Somos grandes produtores e não tínhamos uma indústria de processamento. Mas, agora, estamos mudando esta realidade, com a implantação desta indústria, que terá gerenciamento profissionalizado e vai impulsionar o desenvolvimento do município”.

“Estamos realizando um sonho”, disse o presidente da Cooperativa de Produtores, Arionaldo de Oliveira Lima. Ele destacou que Sento Sé já foi o maior produtor de cebola do estado, superado hoje pelo município de Casa Nova. “Com a implantação da indústria de processamento vamos ampliar o quadro de associados, aumentar a produção, voltando a assumir a liderança”.

O presidente da Câmara de Vereadores, Hipólito Fernando, disse que a indústria vem trazer segurança e tranquilidade aos pequenos produtores porque também vai abrir novos campos para os negócios, mais lucro e geração de emprego e renda para o município.

O secretário da Agricultura de Sento Sé, Catarino Reis, destacou que a indústria de processamento será um caminho para o escoamento da produção do município e região, além de proporcionar tranqüilidade ao produtor para intensificar a ampliar a área plantada. “Hoje, nós sofremos com o excesso de oferta, que faz o preço cair, e, muitas vezes, a produção fica na roça e se perde. Agora vamos agregar valor e fazer com que os produtores tenham mais tecnologia no plantio”.

Cultura em crescimento
A unidade industrial de processamento de cebolas vai produzir pasta de cebola com e sem sal e terá capacidade inicial para processamento de quatro toneladas por dia de cebola. Segundo o secretário, a instalação da indústria se justifica, não só porque será o primeiro empreendimento dessa natureza na região Nordeste, mas porque criará uma nova oportunidade agroindustrial no estado da Bahia, visando o desenvolvimento econômico e social da região.

O Vale do São Francisco compõe o principal pólo de produção de cebola do Norte/Nordeste, sendo Casa Nova o maior município produtor na Bahia e 2º no ranking nacional, com mais de 3,6 mil hectares plantados (34% da área de cebola do estado.

No período de baixa do lago de Sobradinho, as terras localizadas às margens do lago tornam-se áreas com características favoráveis para este cultivo, pois cada metro que o rio baixa, uma faixa de terra de um quilômetro fica disponível para o cultivo da olerácea. Nessa região, somente o município de Sento Sé possui a maior costa do Lago de Sobradinho, abrangendo algo em torno 200 quilômetros de margem, evidenciando a potencialidade de crescimento da cebolicultura. O potencial que a região apresenta justifica, segundo Eduardo Salles, a implantação de uma moderna unidade de beneficiamento de cebola para transformar a atividade de pós-colheita em fonte de geração de emprego e renda.