Constituído exclusivamente de agricultores familiares, o povoado de Piaba, localizado no município Cruz das Almas, tem como principal base econômica a exploração de laranja e limão. Isso estimulou a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) a preparar, por meio do Centro de Formação de Agricultores Familiares do Território do Recôncavo (Centrefruti), uma intensa programação para os filhos dos produtores rurais da região.

Na próxima segunda-feira (12), em prosseguimento ao Programa de Formação Continuada dos Jovens Rurais, será realizada a terceira etapa do curso sobre a Cultura dos Citros com o tema “Doenças dos Citros e o seu Controle”, que abordará as doenças fúngicas, bacterianas e viróticas.

“O programa tem como objetivo ampliar as oportunidades de emprego e proporcionar melhores condições de vida aos jovens rurais. Tivemos a preocupação de respeitar o calendário escolar, ministrando os cursos a cada 15 dias”, afirmou o chefe do Centrefruti, Valmir Pereira.

Para o instrutor do curso, o engenheiro agrônomo Jorge Raimundo Silva Silveira, qualificar profissionalmente, capacitar e formar jovens para fortalecer a economia do povoado de Piaba são os principais objetivos do projeto. “Nessa terceira etapa vamos nos concentrar em ensinar o controle das pragas e doenças dos citros a estes jovens”.