Após três dias reunidos no Centro de Treinamento da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), gerentes regionais e chefes de escritórios da empresa, representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e da Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), decidiram intensificar as atividades relacionadas à agricultura familiar. Ao final da reunião, ficou decidido que os trabalhos devem focalizar a reciclagem e capacitação do corpo técnico da Empresa, com a divulgação de programas e projetos voltados para a agricultura familiar.

Segundo o diretor de Pecuária da EBDA, Elionaldo Teles, dentro das diretrizes do Pacto Federativo e dos princípios fundamentais da empresa, “não mediremos esforços para otimizar a qualidade de vida do agricultor familiar. Porém, tal resultado só será possível com a participação efetiva de todos entes da federação, que, por meio de seus representantes, também se comprometeram a ajustar suas ações às condições do produtor rural”.

“Como parte dessa engrenagem, cabe a EBDA os trabalhos de assistência técnica e extensão rural, cujas atividades contribuem diretamente para o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar, assim como para sua expansão e fortalecimento”, diz Teles. Para ele, o processo educativo desenvolvido pela extensão rural visa organizar, capacitar e profissionalizar os produtores e suas famílias nas áreas da agricultura e pecuária. “Estou muito feliz com o comprometimento dos nossos técnicos que participaram do encontro. O resultado final da reunião foi extremamente positivo”.