“A fábrica Bahiamido é um empreendimento inovador que servirá de modelo para outros investimentos. Um projeto arrojado que vai trazer benefícios para os pequenos produtores e incrementar a agricultura familiar em Laje e toda região”, disse o superintendente de Política do Agronegócio, da Secretaria da Agricultura da Bahia, Jairo Vaz, destacando a importância da primeira unidade de processamento da mandioca do Nordeste, para produção de amido modificado.

Trata-se do projeto Aliança Cooperativa do Amido, da Fundação Odebrecht, que está sendo implantado no município de Laje, no Vale do Jequiriçá, em parceria com as secretarias estaduais da Agricultura e da Indústria e Comércio, Cooperativa dos Produtores de Amido de Mandioca do Estado da Bahia (Coopamido), Banco do Brasil, BNDES, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), e prefeituras dos municípios abrangidos pela fábrica.

Acompanhado pelo coordenador de Agroindústria da Seagri, Luiz Del Corral, Jairo Vaz representou o secretário da Agricultura, Eduardo Salles, no evento realizado nesta quarta-feira (21), em Santo Antonio de Jesus, quando foi anunciada a parceria entre a Fundação Odebrecht e a Bahiagás, para o fornecimento de gás natural à fábrica Bahiamido.

A Aliança Cooperativa do Amido implanta um modelo inovador de Sistema Integrado de Produção, Industrialização e Comercialização de Amidos Modificados à base de mandioca, de forma sustentável. O amido modificado é subproduto da mandioca com maior valor agregado e serve de matéria-prima para a indústria petroquímica, de alimentos e de celulose. O empreendimento será referência no Brasil, com capacidade de processamento de 200 toneladas por dia.