Camaçari foi o maior exportador da Bahia no primeiro semestre de 2010, com vendas ao exterior que somaram US$ 1,2 bilhão, o que representou 30,2% do total das exportações baianas no período, segundo informações do Núcleo de Comércio Exterior, da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da Secretaria do Planejamento (Seplan).

O que impulsionou as vendas do município, que cresceram 60%, em relação ao primeiro semestre de 2009, foram os embarques de automóveis, celulose, produtos químicos/petroquímicos e pneus. Só as vendas de propileno, principal produto químico exportado ao longo dos seis primeiros meses, apresentaram incremento de 266%.

Na lista dos principais municípios exportadores no primeiro semestre deste ano, estão ainda São Francisco do Conde (petróleo, óleo diesel, parafina) com US$ 767,8 milhões; Mucuri (celulose, papel, mamão) com US$ 455,8 milhões; e Dias D’Ávila (catodos e fios de cobre) com US$ 259,3 milhões. Salvador (químicos, plásticos) ocupa a 12ª posição no estado, com vendas de US$ 51,2 milhões correspondentes a apenas 1,3% do total das exportações da Bahia no período.

A agropecuária rendeu à Bahia US$ 1,53 bilhão no acumulado dos seis primeiros meses de 2010. “O crescimento das vendas desse segmento foi embalado pelas boas safras e sua valorização no mercado internacional. O resultado é 21,2% superior a US$ 1,26 bilhão relativo às vendas do agronegócio no primeiro semestre de 2009”, ressaltou Arthur Souza Cruz, coordenador do Núcleo de Comércio Exterior da SEI.

Os municípios com maior representatividade nesse segmento foram Luís Eduardo Magalhães (soja, algodão, mamão); Ilhéus (derivados de cacau); Mucuri, Eunápolis (celulose); Barreiras (algodão, soja, café); Vitória da Conquista (café); Conceição do Coité (sisal) e Juazeiro (frutas).

As exportações baianas atingiram US$ 4,14 bilhões no primeiro semestre de 2010, 46,8% superiores ao primeiro semestre de 2009, sustentadas pelos preços, que se elevaram em média 14,7% no período. Os produtos que mais tiveram crescimento na venda externa foram: petróleo e derivados (317,5%); químicos e petroquímicos (64,1%); papel e celulose (36,2%) e automóveis (34,6%). Esses produtos foram beneficiados pela recuperação econômica em dois dos principais clientes da Bahia, na área de manufaturados: os EUA e a América Latina.

Entre os estados, São Paulo (US$ 23,2 bilhões) foi o que mais exportou no primeiro semestre do ano, seguido por Minas Gerais (US$ 12,3 bilhões) e Rio de Janeiro (US$ 9,3 bilhões). Os três mantiveram as posições que haviam conquistado no primeiro semestre de 2009. A Bahia ocupa a nona posição, com 4,7% das exportações brasileiras e lidera o ranking do Nordeste, com 53,8% de participação da região.