As vendas do comércio varejista baiano fecharam maio em alta de 7,8%, em relação ao igual período de 2009. Na comparação com abril, a expansão foi de 0,6%. A informação consta da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e analisada pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da Secretaria Estadual do Planejamento (Seplan).

Na comparação de maio deste ano, em relação ao igual período do ano anterior, dos oito segmentos acompanhados pela PMC, cinco tiveram variação positiva: Móveis e eletrodomésticos (24,2%), Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (19,3%), Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (6,3%).

No subgrupo de Hipermercados e supermercados a variação foi de 5,3%, Livros, jornais, revistas e papelaria (1,7%) e Equipamentos e materiais para escritório informática e comunicação (1,6%). Registraram contribuições negativas, Outros Artigos de uso pessoal e doméstico (- 1,7%), Combustíveis e lubrificantes (- 1,5%) e Tecidos, vestuário e calçados (- 0,8%).

Nas vendas de Veículos, motocicletas, partes e peças aumentaram 5,8%, enquanto que as de Material de Construção registraram alta de 32,7%, sendo o melhor resultado desde o início da série histórica do IBGE, em janeiro de 2005. Estes dois segmentos não contribuem para a formação da taxa geral do varejo, mas são acompanhados pela análise.

A expansão do comércio varejista baiano no período foi motivada, dentre outros fatores, pela comemoração do Dia das Mães, e pela Copa do Mundo, que impulsionaram vendas em segmentos como Móveis e eletrodomésticos. A concorrência entre as redes varejistas também pesou no desempenho, tendo em vista as promoções realizadas em maio.

Campanhas publicitárias contribuíram

De acordo com a análise da SEI, os períodos promocionais têm contribuído para dinamizar as vendas, principalmente dos ramos de Móveis e eletrodomésticos e Hipermercados e supermercado. “Na disputa pelos clientes, as grandes lojas empreendem intensas campanhas publicitárias, anunciando menores preços e vantagens na aquisição de vários produtos”, destaca Maria de Lourdes Caires, economista da instituição.

Ainda de acordo com os dados da PMC, o volume de vendas no comércio varejista baiano acumula alta de 12,2% de janeiro a maio, em relação ao mesmo período do ano passado. Os principais setores que contribuíram para o desempenho foram Móveis e Eletrodomésticos (28,1%), Equipamentos e Material de Escritório, Informática e Comunicação (22,0%), Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e perfumaria (13,1%) e Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (9,6%). Material de Construção (21,4%) e Veículos, motos, partes e peças (16,8%) também registraram desempenhos positivos.

Nos últimos 12 meses, na comparação com o igual período anterior, houve ampliação de 10,2% no volume de vendas do varejo. As principais contribuições vieram dos segmentos de Móveis e Eletrodomésticos (17,9%), Outros artigos de Uso pessoal e doméstico (16,4%) e artigos farmacêuticos, médicos e perfumaria (12%).