A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) contratará médicos e outros profissionais de saúde que ingressarão no serviço por meio de nomeação, após aprovação em de concurso público. O acolhimento aos novos profissionais será feito nesta quarta (28) e quinta-feira (29), no Centro de Convenções.

A nomeação acontece após decisão judicial da desembargadora Sara Brito, do Tribunal de Justiça da Bahia, que permitiu a convocação dos candidatos integrantes do “Grupo Ocupacional Serviços Públicos de Saúde”, que ficaram em situação "incontroversa", ou seja, que, independentemente do peso atribuído à prova de títulos, estariam aprovados no concurso público pelos dois critérios.

Os concursados desenvolverão suas atividades nas unidades de saúde da Sesab, sendo priorizadas as maternidades e os hospitais de urgência e emergência, a exemplo do Hospital Geral do Estado, Hospital Geral Roberto Santos e Hospital Geral Ernesto Simões Filho. Os nomeados serão lotados em nove das 31 Diretorias Regionais de Saúde e comporão as equipes multidisciplinares de profissionais que atuam sem suas unidades.

Foram convocados, além de médicos de 36 diferentes especialidades, assistentes sociais, enfermeiros, farmacêuticos/bioquímico, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, médico veterinário, nutricionista, odontólogo/buco-maxilo-facial, psicólogo, reguladores da assistência em saúde, sanitaristas e terapeutas ocupacionais.

Os profissionais convocados devem comparecer ao Centro de Convenções, obedecendo ao seguinte cronograma: Dia 28 (quarta-feira), das 8h30 às 12h, e das 12h30 às 16h30, os nomeados para a 1ª Diretoria Regional de Saúde (Dires), em Salvador; dia 29, das 8h30 às 12h, ainda profissionais para a 1ª Dires (Salvador), 2ª Dires (Feira de Santana), 5ª Dires (Gandu) e 6ª Dires (Ilhéus); e das 12h30 às 16h30, 11ª Dires (Cícero Dantas), 13ª (Jequié), 20ª Dires (Vitória da Conquista), 30ª Dires (Guanambi) e 31ª Dires (Cruz das Almas). A lista completa de convocação dos aprovados está disponível na internet.