Estão abertas as inscrições para mais dois editais do Programa Mais Cultura do Ministério da Cultura (MinC), em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia/Fundação Pedro Calmon. Até o dia 16 de agosto, os interessados poderão inscrever projetos voltados para o estímulo à leitura (Pontos de Leitura) e incentivo às bibliotecas comunitárias. Ao todo, serão investidos cerca de R$ 1,2 milhão.

O Prêmio Mais Cultura de Pontos de Leitura é destinado a pessoas físicas e jurídicas de direito privado sem fins lucrativos com comprovada experiência e atuação, há pelo menos um ano, com propostas culturais, sociais e/ou educacionais relacionadas ao fortalecimento, estímulo e fomento da leitura no Brasil, conforme os objetivos do Programa Mais Cultura do Ministério da Cultura. O Edital selecionará 260 iniciativas culturais em atividade de fortalecimento, estímulo e incentivo à leitura. Cada premiado receberá o apoio no valor de R$ 20 mil, totalizando um investimento de R$ 520 mil.

Já o Prêmio de Bibliotecas Comunitárias é destinado a instituições da sociedade civil, sem fins lucrativos, com comprovada experiência em projetos socioculturais e que tem atuação como Bibliotecas Comunitárias há pelo menos um ano, com propostas culturais, sociais ou educacionais. O Edital premiará 23 iniciativas culturais, realizadas por instituições da sociedade civil, sem fins lucrativos, que atuam como Bibliotecas Comunitárias, cujas ações de fortalecimento, estímulo e fomento da leitura. Outras informações estão disponíveis no site da Fundação Pedro Calmon.

O conceito de Biblioteca Comunitária é de um espaço físico criado e mantido por iniciativa da comunidade, sem intervenção do poder público. Além disso, é necessário possuir acervo bibliográfico multidisciplinar e minimamente organizado e ter por objetivo ampliar o acesso da comunidade à informação, ao livro e à leitura. Cada instituição selecionada receberá o prêmio no valor de R$ 50 mil, totalizando um investimento de R$ 1,15 milhão.

Modernização das Bibliotecas Públicas

A Fundação Pedro Calmon é responsável pela execução do programa de Modernização das Bibliotecas Públicas, outra ação do Mais Cultura/MinC, que contempla as bibliotecas municipais com uma renovação do acerco de livros e multimídias (CD e DVD), além de adquirirem computadores, móveis como estantes, mesas, cadeiras, ventiladores e itens de ambiência. A modernização contempla ainda a instalação de telecentros, ampliando o suporte para pesquisas.

A ação de Modernização de Bibliotecas Públicas Municipais, uma das mais importantes do Programa Mais Cultura, tem o objetivo de possibilitar o acesso da comunidade aos bens e serviços culturais através da modernização da Biblioteca Pública. Os municípios pré-selecionados que desejem ser beneficiados pela ação deverão dispor de espaço adequado, de fácil acesso à comunidade e com 80 m² no mínimo e encaminhar a documentação necessária à Fundação Pedro Calmon/Secult.