O edital do 3º Concurso Mário Pedrosa de Ensaios sobre Arte e Cultura Contemporâneas será lançado na próxima terça-feira (13), às 9h, no auditório do Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA). O concurso é uma iniciativa da Fundação Joaquim Nabuco (PE), por meio da Coordenação de Capacitação e Difusão Científico-Cultural, em parceria com o MAM-BA. O concurso pretende selecionar, em âmbito nacional, três ensaios, resultado de pesquisa inédita e original que versem sobre o tema Crítica de arte: Entre o contingente e o histórico.

Os ensaios podem apresentar narrativas que abordem as mais diversas nuances da crítica de arte nos Séculos 20 e 21, de um ponto de vista problematizador tanto histórico quanto filosófico, bem como análises mais específicas desse tipo de discurso e seu papel nos campos da literatura, da dança, do cinema, do teatro, das artes visuais e demais campos artísticos.

Dando continuidade ao lançamento, será oferecido o curso Fredric Jameson: o Cartógrafo da Globalização, com a professora doutora, Maria Elisa Cevasco, da Universidade de São Paulo. Ela tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Inglesa, e atua principalmente nos seguintes temas: estudos de cultura, Fredric Jameson, cultura e sociedade, Raymond Williams e teoria materialista.

O curso é destinado a pesquisadores, críticos, ensaístas, artistas, estudantes de graduação e pós-graduação e demais interessados em aprimorar os conhecimentos no âmbito da arte contemporânea mundial. As inscrições podem ser feitas gratuitamente no site do MAM ou pelos telefones (71) 3117-6141 / 6139. Os participantes do curso ganharão certificado.