O Soterópolis desta semana, que vai ao ar pela TVE Bahia, nesta quinta-feira (8), às 19h30, traz uma reportagem sobre o processo de montagem de “Bença”, novo espetáculo do Bando de Teatro Olodum, que será encenado em novembro no Teatro Vila Velha nas comemorações dos 20 anos do grupo. A peça, com direção de Chica Carelli, faz uma reflexão sobre o tempo e o respeito aos mais antigos baseado nas experiências das comunidades Quilombolas.

Outro destaque é uma matéria sobre Dança Telemática com Ivani Santana, Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, que pesquisa a relação da dança com as novas tecnologias. Na série “Arte em Contemporaneidade”, o professor e pesquisador da Faculdade de Comunicação da UFBA, Monclar Valverde, discute os conceitos, questionamentos e nomes referências da arte na atualidade.

O programa traz ainda uma entrevista com Valdir Lopes, que lançou o cd “Coysa Kom Coysa”, recheado de “sambafunkrap” na ótica de um anarquismo musical e está fazendo uma temporada no Teatro Gamboa Nova. O programa mostra, também, toda semana, a agenda cultural de Salvador e de outros municípios baianos.

O Soterópolis pode ser visto ainda neste domingo (11), às 18h, ou, nos mesmos horários de exibição na TVE Bahia, pelo portal do Irdeb. O endereço do blog do programa é www.tve.ba.gov.br/soteropolis e o e-mail da produção é soteropolis@gmail.com.