A Coordenadoria de Defesa Civil do Estado da Bahia (Cordec), da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), atualiza os dados dos municípios baianos em situação de emergência por causa das fortes chuvas dos últimos meses e da longa estiagem deste ano.

Foram 51 pedidos de decretos de situação de emergência por causa das fortes chuvas, sendo que 42 já foram homologados pelo Estado. Já por causa da seca, a Bahia possui 41 municípios com decretos de situação de emergência homologados.

Segundo a Cordec, continua sendo prestado subsídio aos 83 municípios e às famílias atingidas, disponibilizando técnicos para ajudar na documentação necessária para o decreto de situação de emergência, informando à população sobre os direitos, como o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) por Situação de Emergência ou Calamidade Pública, e com a elaboração de relatórios.

Os municípios que continuam em situação de emergência são Alcobaça, Apuarema, Araci, Aramari, Cairu, Candeias, Catu, Cícero Dantas, Conceição da Feira, Dias d’Ávila, Entre Rios, Elísio Medrado, Feira de Santana, Gandu, Governador Mangabeira, Guaratinga, Ilhéus, Irará, Itagimirim, Itaju do Colônia, Itanhém, Itamaraju, Itapetinga, Iuiú, Jandaíra, Lauro de Freitas, Lençóis, Medeiros Neto, Mucuri (erosão marinha), Muniz Ferreira, Nazaré, Nova Viçosa, Pedrão, Piraí do Norte, Potiraguá, Prado, Riachão do Jacuípe, Ribeira do Pombal, Ruy Barbosa, Salvador, Santa Cruz da Vitória, Santanópolis, Santo Amaro, São Sebastião do Passé, Saubara, Simões Filho, Teodoro Sampaio, Teolândia, Vera Cruz e Wenceslau Guimarães.

Outras regiões do estado também estão sofrendo, mas com o longo período de estiagem. A Cordec informou que tem assistido aos 41 municípios, que já receberam parecer favorável para a homologação de situação de emergência, além de disponibilizar recursos para a contratação de carros-pipas.

Os municípios em situação de emergência por causa da seca são Belo Campo, Bom Jesus da Serra, Boquira, Botuporã, Brumado, Buritirama, Caatiba, Caculé, Caetanos, Campo Alegre de Lourdes, Cândido Sales, Candiba, Canudos, Casa Nova, Caturama, Chorrochó, Encruzilhada, Guanambi, Itiúba, Jussiape, Livramento de Nossa Senhora, Maetinga, Manoel Vitorino, Maracás, Mirangaba, Muquém do São Francisco, Nordestina, Palmas de Monte Alto, Planalto, Poções, Rio do Antônio, Sebastião Laranjeiras, Senhor do Bonfim, Urandi, Mirante, Iaçu, Malhada de Pedra, Dom Macedo Costa, Presidente Jânio Quadros, Barrocas, Nova Itarana e Pindaí. Os últimos a decretar foram Malhada de Pedras, Dom Macedo Costa, Presidente Jânio Quadros e Barrocas.