O Lar Irmã Maria Luiza, situado no bairro dos Mares, em Salvador, que abriga idosos com até 100 anos de idade, teve mais alegria e solidariedade com a visita, na tarde da última quarta-feira (14), do Coral Canto da Terra, da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir).

Liderado pelo maestro Gilmar Mendonça, o grupo fez uma apresentação descontraída e não mediu esforços para alegrar os velhinhos e colaboradores da casa, com um repertório variado, inclusive músicas improvisadas. Na oportunidade da visita, foram entregues à instituição, doações de funcionários da empresa, arrecadadas durante campanha promovida pela CAR.

Segundo a Irmã Cícera Soares Santos, 75, fundadora e há 22 anos à frente da entidade, no total, são 85 idosos e 27 funcionários, distribuídos em três unidades, localizadas nos Mares, sendo 45 somente na unidade do Caminho de Areia. “No início, aluguei uma casa para fazer um albergue, mas o primeiro que veio não queria mais sair. Depois de 30 dias, o número só foi aumentando”, contou a religiosa.

Ela informou que mantém a instituição com doações da comunidade, não possuindo, atualmente, nenhuma verba ou auxílio de parentes, hospitais ou do poder público.“Quando temos Deus, que é o nosso amigo de verdade, estamos sempre contentes. E se Deus achou que podia me dar mais 85 idosos para cuidar, é porque posso”, disse.

A irmã Cícera ressaltou que o Lar Irmã Maria Luíza é como uma grande família, que precisa suprir demandas se manter. Nesse sentido, necessita de voluntários para assistência médica, material de higiene e limpeza, roupas, lençóis, toalhas, comida (especialmente carne, leite, margarina, café e adoçante), ventiladores, colchões hospitalares, fraldas geriátricas e medicamentos, como xarope para gripe e analgésicos.

Para a religiosa, iniciativas como a apresentação do Coral Canto da Terra só ajuda e leva mais alegria para os idosos, em sua maioria impossibilitados de sair da cama e passam os dias carentes de animação e de uma palavra amiga. Alguns dos idosos assistidos pela instituição foram abandonados pela família e não têm qualquer tipo de renda.

Quem puder ajudar a instituição, pode entrar em contato pelo telefone (71) 3314-2885 ou contribuir com depósito bancário na agência 0904-0 do Banco do Brasil, conta nº 235683-8. O asilo funciona na Rua do Imperador, nº 61, bairro dos Mares, na Cidade Baixa.