Os adolescentes da Comunidade de Atendimento Socioeducativo (Case) Salvador/Fundac tiveram um mês de julho de intensa programação. Com muitas atividades externas, eles comemoraram 20º aniversário do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) com visita a museu, Ministério Público, empresa e teatro.

Na quinta-feira (29), eles visitaram o Jardim Zoológico, onde 15 jovens em medidas socioeducativas estiveram, pela primeira vez, em contato com animais selvagens. O roteiro de atividades começou no início do mês, quando eles participaram do Seminário sobe o ECA, promovido pelo Ministério Público, no bairro de Nazaré. Na semana passada, os adolescentes visitaram a Odebrecht, onde assistiram vídeos sobre a bem-sucedida trajetória da empresa e sobre a vida do seu fundador Norberto Odebrecht.

“Gostei muito de saber que quando a gente quer e se esforça, pode realizar nosso sonho. Aprendi muita coisa e, principalmente, que cada um é responsável pelo próprio destino”, afirmou um dos jovens da Case Salvador, emocionado com o documentário.

Segundo a gerente da Case, Mônica Lopes, a atividade serviu de estímulo para os adolescentes, “já que eles, conhecendo uma história verdadeira de superação e de sucesso, estão tendo o exemplo da realização de um sonho, onde as pessoas são tratadas como integrantes e onde se prioriza a honestidade”.

A seleção dos jovens que participaram das atividades foi feita a partir de critérios de avaliação técnica, por psicólogos, educadores de medida social, assistentes sociais, observando-se o comportamento, a assiduidade e o rendimento de cada um. A programação foi encerrada na noite desta sexta-feira (30), com uma peça no Teatro Solar Boa Vista, no engenho Velho de Brotas.