O aluno Filip de Souza Polli, do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), foi selecionado pelo Programa Bolsa Intercâmbio para estudar durante seis meses na Universidad Nacional Autónoma de México (Unam).

Primeiro estudante da Uefs a fazer intercâmbio em um país da América Latina, Polli escolheu o México “por ser um país de rica herança cultural e com uma história política que desperta o interesse de pessoas participantes de movimentos estudantis”.

O intercâmbio foi assinado, nesta quarta-feira (28), pelo vice-reitor Washington Almeida Moura, a coordenadora de Intercâmbio, Raquel Vale, e Filip Polli. A Uefs é responsável pela viabilização do convênio com universidades do exterior e disponibiliza uma bolsa mensal no valor de R$ 765 para ajuda de custo.

Na Unam, Filip Polli cursará três disciplinas na área de Biologia e trocará experiências para depois compartilhar conteúdos e informações com os colegas brasileiros. Ele pretende participar da 2ª Conferência Mundial do Clima, que será realizada no México.

Polli lembra que a Unam é considerada a universidade mais antiga das Américas. Além disso, este ano se comemora os 100 anos da Revolução Mexicana. A Uefs possui dez vagas do Programa Bolsa Intercâmbio. O vice-reitor Washington Moura afirmou que contatos são mantidos com outras instituições para aumentar o número de bolsas. “O resultado das experiências é positivo para alunos e a Universidade”. Atualmente, quatro estudantes da Uefs fazem intercâmbio no exterior. São três em Portugal e um na França. Há previsão para nova seleção em agosto.