Buscar soluções para problemas socioambientais. Com este objetivo, as escolas estaduais da Bahia iniciam a construção de suas Agendas 21 – instrumento para o planejamento de ações sustentáveis que visam conciliar, no século XXI, o desenvolvimento socioeconômico com a conservação e proteção dos ecossistemas da Terra.

As Agendas serão construídas por meio do ‘Projeto Já – Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 nas escolas’, desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado. Para cumprir a expectativa de ter prontas, até o final do ano, as Agendas de 99 escolas, o Estado investe em cursos de capacitação destinados aos estudantes e aos professores que atuarão como multiplicadores do projeto dentro das escolas e nas comunidades.

“O nosso objetivo é disseminar essa ação para todas as escolas da rede”, explica a coordenadora de Meio Ambiente e Saúde da secretaria, Solange Alcântara. Nesta primeira etapa, participarão da formação, estudantes e professores de três escolas de cada uma das 33 Diretorias Regionais da Educação (Direc) do Estado.

Segundo Alcântara, a construção das Agendas 21 será feita em consonância com o plano do governo federal, lançado em 2005, que indica a formação de comissões de meio ambiente e qualidade de vida na escola (Com Vida) como prática antecedente à construção das Agendas 21 das escolas brasileiras.

“Essas comissões, que serão formadas por estudantes, professores, funcionários, diretores e comunidade, devem criar espaços para o debate, a reflexão e também para que sejam executadas ações no ambiente escolar, responsáveis por promover o intercâmbio entre a escola e a comunidade. Elas têm o objetivo de construir as agendas”, esclarece a coordenadora.

Capacitação
No polo de Vitória da Conquista, que compreende 18 escolas de seis Direc, a capacitação aconteceu no período de 19 a 23 deste mês para mais de 60 pessoas. Segundo o professor Manoel Alves Oliveira, técnico da Coordenação de Educação Básica da Direc do município, o que se destaca de mais valoroso no projeto é a transformação do estudante em protagonista do processo de aprendizagem.

“Sentindo-se integrantes, eles passam a valorizar mais as relações humanas e o patrimônio escolar. Agora, veem que a escola não é um lugar de passagem, se sentem pertencentes e influem de maneira positiva também na comunidade”, diz o professor.

Participante da capacitação, Leyla Magali Carvalho, 17, cursa o 1º ano do ensino médio no Instituto Educacional Anísio Teixeira, de Caetité, e sabe da importância dos seus esforços e dos colegas para preservar o meio ambiente. “Ecologicamente falando, eu saí desse curso reciclada. Com certeza vou dar continuidade, levar adiante na minha escola, chamar mais gente. São muitos os amantes da natureza”.

Durante os dias da formação, os cursistas, agrupados em cinco polos, têm acesso a conhecimentos sobre os seguintes temas: fundamentos da Política Nacional de Educação Ambiental – ética, estética e ecologia, marco histórico e legal da Educação Ambiental, oficina de futuro, Agenda 21, o Com Vida, pedagogia de projetos, protagonismo juvenil, concepções em Educação Ambiental, sustentabilidade e saúde ambiental. Os próximos cursos contemplam os polos Salvador (2 a 6 de agosto) e Feira de Santana (16 a 20 de agosto).

Agenda 21
A Agenda 21 foi criada na Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Rio-92, que aconteceu no Rio de Janeiro, em 1992, e é adotada por diversos países, governos, empresas e organizações não governamentais. A Agenda 21 brasileira, lançada em junho de 2002, tem 21 objetivos, que buscam tornar o nosso país um exemplo de proteção da natureza, fortalecendo a economia e a justiça social.