Possibilitar aos alunos dos cursos de licenciatura da Uefs a participação em experiências metodológicas e práticas docentes inovadoras que sejam articuladas com as realidades locais das escolas. Esse é um dos objetivos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs).

Os participantes do programa – 112 alunos bolsistas da Uefs – desenvolvem atividades didático-pedagógicas em nove escolas estaduais do ensino fundamental e do médio. Em reunião realizada, na semana passada, para socialização e sintonização das experiências, os estudantes e representantes das escolas mostraram entusiasmo com o trabalho que vem sendo desenvolvido, pela receptividade que o programa está tendo nas escolas parceiras, envolvendo professores, alunos, pais e toda a comunidade.

Para o coordenador institucional do Pibid, Rubens Alves Pereira, o programa representa a missão da universidade em dar uma resposta à comunidade por meio do ensino e do serviço. Inicialmente é feito um diagnóstico da escola, espaço físico e dos laboratórios para o resgate de espaços inoperantes.

Rubens explica ainda que o objetivo do Pibid também é melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) dessas escolas. Para isso, “os bolsistas devem conhecer e analisar o Projeto Pedagógico e, a partir dessa análise, fazer um levantamento de todos os aspectos das escolas, elaborar e desenvolver projetos de pesquisa e extensão para ser aplicado como reforço e novas metodologias”.