O Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) prorrogaram as inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para o dia 16 de julho. Quem ainda não fez sua inscrição tem agora mais sete dias para fazê-la, apenas pela Internet, no portal. O valor é R$ 35, mas estão isentos os estudantes da última série do ensino médio em escolas públicas e aqueles que concluíram o ensino médio em anos anteriores, declarem carência e comprovem a impossibilidade de pagamento.

O Enem é uma das principais portas de acesso ao ensino superior. Além de poder se candidatar a bolsas do Prouni, pelo desempenho no Enem, o estudante pode concorrer a vagas nas universidades públicas de todo o país. O Exame pode, também, assegurar o certificado de conclusão de curso do ensino médio para quem tem mais de 18 anos e que, por algum motivo, não teve condições de concluir o curso.

Para obter o certificado de conclusão do ensino médio é preciso conseguir o mínimo de 400 pontos em cada uma das quatro áreas de conhecimento e 500 pontos na redação do Enem. A Secretaria da Educação do Estado da Bahia já concede, desde o ano passado, certificado de conclusão de curso a estudantes que atingem a pontuação mínima exigida pelo Enem. Só no ano passado foram garantidas 212 certificações no estado.