Reformas estruturais nas 20 unidades da rede estadual de ensino, mais verba para a merenda escolar – este ano, o repasse foi de R$664 mil – e novos recursos didáticos para a melhoria da qualidade das aulas. Essas são algumas das ações na área da educação, dentro das comemorações dos 100 anos de emancipação política do município de Itabuna (quarta-feira, 28), no sul do estado. Também diversos projetos foram viabilizados pelas unidades escolares da rede pública estadual.

“Temos hoje mais recursos para aplicar em projetos para a melhoria do ensino – como a TV Pendrive -, além do desenvolvimento da autoestima e a integração escolar dos jovens, a exemplo do Festival Anual da Canção (Face), o Tempos de Arte Literária (TAL) e os jogos eletrônicos”, afirma a coordenadora da Educação Básica da Diretoria Regional 7, Ivone Miranda Menezes.

No Colégio Dona Amélia Amado, onde estudam 1.700 alunos, a comunidade relatou a história do município por meio de textos e fotografias, recitais de poesia e exposições ligadas a teatro, música e dança. O trabalho pedagógico, que mobilizou a comunidade escolar, ficará em cartaz até o final do ano letivo. O Colégio Estadual Deputado Luís Eduardo Magalhães também apresentou um projeto sobre a cultura itabunense, resgatando artistas locais, que foi iniciado em maio e concluído na segunda-feira (26).

Novas apostas
A capacitação das novas e antigas coordenações pedagógicas, visando ao acompanhamento nas unidades escolares, é uma das iniciativas da Diretoria Regional. “Priorizando o setor pedagógico, garantimos a qualidade no ensino”, enfatiza a coordenadora.

O projeto de formação continuada dos professores do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA), que será executado nos dias 19 e 20 de agosto, também é uma ferramenta importante para a capacitação de professores, dentro da nova concepção da EJA da rede estadual de ensino. Existe ainda o programa Centro de Apoio Pedagógico aos alunos com deficiência, previsto para ser inaugurado este ano para atender os alunos da rede.

Ivone Menezes destaca a reforma geral realizada nos colégios estaduais Eraldo Tinoco, Dona Amélia Amado, Itabuna e Maria de Lourdes Veloso. “O Amélia Amado, por exemplo, ficou lindíssimo, com uma estrutura de escola particular, elogiada por toda a comunidade”. Outros oito colégios tiveram reforma parcial, entre eles, o General Osório, Armando Freire, Félix Mendonça e Professor Roberto Santos.