LOCAL: Governadoria, Centro Administrativo da Bahia (CAB).
DATA: 30.07.10 (sexta-feira)
HORÁRIO: 8h30

O QUE É: apresentação da candidatura de Salvador como sede do Campeonato Mundial de Judô por Equipes de 2012.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

CANDIDATURA: a Federação Internacional de Judô (FIJ) já oficializou a candidatura da capital baiana, que competirá com Londres, Nova York e Dubai. A decisão sairá no próximo mês de setembro. O presidente da entidade, o romeno Marius Vizer, está em Salvador para tratar do assunto com o governador Jaques Wagner e na ocasião receberá um material contendo informações sobre infraestrutura, cultura e atrações turísticas locais. O ex-judoca ainda prestigiará as disputas das semifinais e final da I Copa do Mundo de Judô por Equipes na Bahia, que está sendo realizada no Centro de Convenções, com apoio do Governo do Estado.

COPA DO MUNDO DE JUDÔ: começou hoje (29) e segue até o próximo sábado (31), reunindo os melhores atletas das principais potências da atualidade no esporte: Brasil, Japão, Coréia do Sul, França, Itália, Espanha, Portugal e Grã-Bretanha. Cada país trouxe 10 atletas para a competição, sendo cinco titulares e cinco reservas. A delegação é composta de 80 judocas, além do corpo técnico. Estima-se a presença de 125 pessoas, entre atletas, árbitros, dirigentes e organizadores. Nomes consagrados do tatame brasileiro, como Tiago Camilo, Luciano Correa e Leandro Guilheiro, estão na disputa. O torneio é inédito no país e tem entrada franca. Para receber a Copa do Mundo por Equipes de Judô, o Governo do Estado está investindo cerca de R$ 1 milhão, sendo que a disputa anual será mantida na Bahia até 2012, como forma de fortalecer e incentivar as práticas esportivas como uma das vertentes para a inclusão social.

MARIUS VIZER: assumiu o comando da Federação Internacional de Judô em 2007 e, de lá para cá, vem realizando uma série de mudanças que modernizaram o esporte. Entre as mais importantes estão: a implantação de um calendário sólido, ranking mundial e estratégias de marketing da modalidade. Atleta de judô até os anos 70, o dirigente esportivo esteve pela última vez no Brasil em março, para o lançamento da Copa do Mundo de Judô em São Paulo.