As oito principais escolas do judô desembarcaram neste domingo (25), em Salvador, para a disputa das semifinais e finais da I Copa do Mundo por Equipes. Oitenta judocas representam Brasil, Japão, Coréia do Sul, Grã-Bretanha, Espanha, Itália, Portugal e França.

As competições serão realizadas numa arena montada no Pavilhão de Feiras do Centro de Convenções entre os dias 29 e 31 de julho (quinta, sexta e sábado). Cada país terá 10 atletas na disputa, sendo cinco titulares e cinco reservas, que lutarão nas categorias olímpicas de pesos ligeiro, meio leve, leve, meio médio, médio, meio pesado e pesado.

A realização do torneio internacional no estado habilita o Brasil para recepcionar o Mundial por Equipes de 2012. Caso este evento inédito venha a ser confirmado pela Federaçao Internacional do Judô (FIJ), já tem lugar certo para acontecer: Salvador. Com capacidade para duas mil pessoas, a arena onde os duelos entre os mehores judocas do mundo serão disputados vai estar aberta ao público.

A cada dia, mil crianças de projetos sociais vão assistir às competições. No dia 29 de julho, as lutas devem começar a partir das 16h. No segundo e terceiro dias (30 e 31 de julho), o início está previsto para as 14h.

A delegação com 125 pessoas, formada por atletas, árbitros, dirigentes e organizadores, já chegou de Belo Horizonte, onde participaram na capital mineira das eliminatórias da competição, promovida pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ). Mais do que medalhas, o judô do Brasil conquistou a admiração e o respeito do mundo. Terceiro na competição, atrás da Coreia do Sul e do Japão, a seleção conta com a torcida baiana para melhorar ainda mais seus resultados.

“Esperamos que a torcida baiana lote a arena. Essa participação ajuda bastante na motivação dos atletas. Vamos entrar no tatame para levar o título. As lutas que realizamos em Belo Horizonte e a que vamos realizar em Salvador serão uma grande preparação para o Mundial de Tóquio”, explicou o técnico da seleção Luiz Shinohara, destacando a força as equipes do Japão e da Coréia.

Nas lutas em Salvador, o Brasil terá Leandro Cunha e Alex Pombo (66kg), Bruno Mendonça (73kg), Flávio Canto (81kg), Tiago Camilo (90kg), Luciano Correa (100kg), Walter Santos e Rafael Silva (+100kg). Nesta etapa, o judô brasileiro terá as presenças de dois atletas baianos, compondo a seleção brasileira: Felipe Oliveira e Maicon França. Segundo o técnico Luiz Shinohara, eles vão aliviar a pressão que os outros atletas estão vivendo com treinos e lutas constantes.

O judoca Tiago Camilo ressaltou que o judô brasileiro vem se expandindo por outros estados da federação, fora do eixo Rio-São Paulo. “Esperamos transmitir às crianças que vão nos prestigiar, aqui na Bahia, tudo o que esse esporte nos proporciona”, disse entusiasmado. O judoca reconheceu o trabalho da Confederação para popularizar o esporte e disse acreditar que quanto mais perto de crianças e adolescentes, maior é o incentivo para prática do judô.

Para o atleta Luciano Correia, a realização da competição na Bahia fortalece a modalidade, além de descentralizar os grandes eventos dos grandes centros. “Salvador tem todas as condições de receber este grande torneio. Esperamos contar com o apoio para tentarmos trazer esse título para o país”.