Com o apoio da Superintendência dos Desportos da Bahia (Sudesb), a baiana Juliana Duque se destacou no Campeonato Europeu da Classe Optimist de Vela de 2010, disputado em Kamien Pomorski, na Polônia. Ela terminou na 12ª colocação geral, no feminino e foi a melhor sul-americana na disputa por trazer a única medalha da delegação brasileira ao vencer a primeira das sete regatas.

Nesta prova, ela deixou para trás, na segunda posição, a italiana Francesca Russo Cirillo, que conquistou o título. Com isso, Juliana se tornou a primeira baiana a vencer uma prova desta modalidade de competição – última vez que uma brasileira venceu foi em 2003.

A velejadora viajou para a Polônia com uma passagem disponibilizada pela Sudesb, depois que havia conquistado o título de campeã sul-americana, em Punta Del Este, no Uruguai, feito que só alcançado por quatro outras brasileiras.

Os resultados justificam ainda mais o prêmio conquistado por Juliana Duque como melhor atleta feminina dos esportes náuticos na Bahia, em 2009, para o Melhores do Esporte, iniciativa da Sudesb voltada aos destaques esportivos do estado.