Os campeões da Copa Brasil Centro Norte Nordeste II de Tênis de Mesa foram definidos no domingo (11), na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), em Piatã, Salvador. A competição, que há cinco anos não acontecia na Bahia, reuniu mais de 270 jogadores de 67 clubes de vários estados e contou com o apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb).

A equipe Academia Baiana fez a melhor campanha da copa e ficou com o primeiro lugar do Troféu Eficiência, com 32 mil pontos. A premiação é dada para a equipe que mais somou pontos ao longo da competição. Logo atrás ficaram Academia Cearense, com 24.200 pontos e Estrela de Ouro/Santos (SP), com 16.400 pontos.

Entre os muitos atletas baianos que fizeram bonito nesta competição, está o experiente Edinaldo Souza (Didi), que também é responsável pela Associação Mesatenista de Itororó. Ele mostrou por que é o absoluto da categoria no país, ao vencer na final Ivo Galindo, de Pernambuco, por 3 sets a 0 e conquistar a medalha de ouro da Veterano 60 Masculino. “Estou realizado. Para chegar a esta decisão, venci na partida classificatória Messias Andrade e na semifinal Marcelo Santana, todas por três sets a zero. E com isso chego a mais uma medalha de ouro invicto. Agora vou me preparar para a próxima etapa da Copa Brasil, no Rio de Janeiro, no início de agosto”, disse. E destacou que a vinda desta etapa da copa para a Bahia certamente vai incentivar o crescimento desta modalidade no estado.

Quem também vibrou muito com o título de primeiro colocado do Ranking Juventude Masculino foi Adilson Toledo, de São José dos Campos (SP), que venceu na final Rodrigo Fonseca Vale, do Amazonas, por três sets a um. “Esta é a segunda vez que ganho ouro na Copa Brasil. Venci em Aracaju e agora vamos ver a próxima etapa do evento, no Rio de Janeiro”, informou. Entre os muitos títulos conquistados ao longo de dez anos de carreira, Toledo já foi campeão brasileiro, campeão paulista e de uma etapa do circuito mundial de tênis de mesa.

Alguns juvenis baianos conseguiram chegar às quartas-de-final e semifinais, a exemplo de Vitor Pazos (Academia Baiana), 16 anos, considerado uma das promessas do tênis de mesa e que foi medalha de bronze na Juvenil Masculino. Estudante do Colégio Antônio Vieira, o soteropolitano retornou há oito meses da Espanha, onde morou por seis anos e começou os primeiros passos na modalidade. “Passei a me interessar e praticar o tênis de mesa, incentivado por meu primo Luís, lá na Espanha, onde obtive bons resultados em competições locais. Agora sou o primeiro do ranking baiano do juvenil e pretendo me aprimorar cada vez mais” revelou Pazos.

Para o presidente da Federação Baiana de Tênis de Mesa (FBTM), Leilson Petersen, o legado que ficou para os atletas e dirigentes é muito bom. “Com o apoio da Sudesb, conseguimos também material esportivo que vai ser usado nas próximas competições da federação. Com a experiência desta copa já estamos fechando um evento a nível nacional para ser realizado em janeiro de 2011. Trata-se do I Torneio Aberto Messias Andrade, numa homenagem ao veterano atleta, de 82 anos, e que ainda pratica o tênis de mesa, disputando inclusive certames”, contou.

“Desde 1988, o tênis de mesa é um esporte olímpico, e nas Américas o Brasil está entre os três melhores, em termos de pontuação mundial. Além disso, é o primeiro colocado na América do Sul. A vinda desta etapa da copa para Salvador, com certeza, vai aumentar o número de praticantes na Bahia, que já tem dez clubes atuantes e em torno de 300 mesatenistas”, revela o relações-públicas da FBTM, Paulo Carneiro.

VENCEDORES

INFANTIL FEMININO
Ouro: Belissa Lisboa (AABB Macapá/AP)
Prata: Letícia Groke (Clube Náutico Volta Redonda/RJ)
Bronze: Ester Araújo (AABB Natal/RN)
Bronze: Rachel Costa (Assembleia Paraense/PA)

JUVENIL FEMININO
Ouro: Ana Camila de Paula (Academia Cearense/CE)
Prata: Lívia Castro (Estrela de Ouro/Santos-SP)
Bronze: Suelen Ramos (Universidade Nilton Lins/AM)
Bronze: Gabriela Santiago (Camaçariense TM/BA)

ABSOLUTO A FEMININO
Ouro: Iara Borba (Unicap/PE)
Prata: Glauciane Mendes (Assembleia Paraense/PA)
Bronze: Maria Campos (Faculdade Independente de Nordeste/BA)
Bronze: Lorena Novaes (Academia Baiana/BA)

MIRIM MASCULINO
Ouro: Francisco Souza (Academia Cearense/CE)
Prata: Jorge Brito (Seama Esporte Clube/AP)
Bronze: Lucas Kleij (Nagib Coelho Matin/PA)
Bronze: Vitor Matheus (Nagib Coelho Matin/PA)

INFANTIL MASCULINO
Ouro: Thales Prieto (Estrela de Ouro/Santos/SP)
Prata: Leonardo Arakaki (Circulo Italiano São Caetano do Sul/SP)
Bronze: Eduardo Marcos (Jundiaí Clube/SP)
Bronze: Caio Silva (Seama Esporte Clube/AP)

JUVENIL MASCULINO
Ouro: Edvelton Xavier (Academia Cearense/CE)
Prata: Willian Sueyasu (Circulo Italiano São Caetano do Sul/SP)
Bronze: Lucas Paulino (AABB Natal/RN)
Bronze: Vitor Pazos (Academia Baiana/BA)

JUVENTUDE MASCULINO
Ouro: Adilson Toledo (Clube Joseense de Tênis de Mesa/SP)
Prata: Rodrigo Vale (Universidade Nilton Lins/AM)
Bronze: Mac Wanderley (Academia Korpus Campina Grande/PB)
Bronze: Francisco Cavalcanti (Unicap/PE)

SÊNIOR MASCULINO
Ouro: Mário Costa (ABC Itaim Keiko/Manaus/AM)
Prata: Neder Neves (Sport Clube Recife/PE)
Bronze: Paulo Molitor (Academia Cearense/CE)
Bronze: Adriano Santos (Sport Clube do Recife/PE)

ABSOLUTO A MASCULINO
Ouro: Rafael Souza (Universidade Nilton Lins/AM)
Prata: Cláudio Massad (Associação Jauense/SP)
Bronze: Sérgio Luís Rodrigues (Assembleia Paraense/PA)

ABSOLUTO B MASCULINO
Ouro: Francisco Melo (Academia Cearense/CE)
Prata: Caio Souza (Academia Baiana/BA)
Bronze: Kleiton Borges (CTM/PMC)
Bronze: Lucas Valêncio (Camaçariense TM/BA)

ABSOLUTO C MASCULINO
Ouro: Marcello Rosa (Academia Baiana/BA)
Prata: Gustavo Santos (Academia Baiana/BA)
Bronze: Bruno Lima (Sport Clube do Recife/PE)
Bronze: Abner Coritinhas (BTTC Brasília/DF)