O Governo da Bahia e a Confederação Brasileira de Judô (CBJ) abrem oficialmente, nesta terça-feira (27), às 11h, no pavilhão de feiras do Centro de Convenções da Bahia, a I Copa do Mundo de Judô por Equipes. O evento contará com a presença dos principais judocas das oito seleções do Brasil, Japão, Coréia do Sul, França, Itália, Espanha, Portugal e Grã-Bretanha, que chegaram a Salvador, no domingo à tarde (25), para disputar as semifinais e a final da competição, de quinta-feira a sábado (29 a 31), com entrada franca.

A etapa eliminatória da competição, que ocorreu no final de semana, em Belo Horizonte, garantiu ao Brasil a vaga nas semifinais. O Japão e a Coréia do Sul também já estão garantidos. No ranking, o Brasil encontra-se em terceiro, com 12 pontos e 19 vitórias. Japão e Coréia do Sul estão em primeiro, com 13 pontos e 16 vitórias cada.

O Brasil venceu todas as disputas contra a França, Portugal e Grã-Bretanha, apesar de ter perdido para o Japão. Nesta modalidade, cada país disputa com todos os pesos contra o outro país, sendo que o que conta mais é a melhor estratégia para obter a maior pontuação, e não apenas a vitória individual.

Os judocas que estão na Bahia são atletas profissionais e campeões olímpicos. A Bahia estará representada no tatame com dois atletas soteropolitanos – Maicon França (81kg) e Felipe Oliveira (90kg), que irão substituir a Leandro Guilheiro e HugoPessanha, lesionados.

Maicon França é tricampeão brasileiro de judô e se prepara para disputar as Olimpíadas de Londres 2012. Competindo na categoria peso meio médio está entre os quatro melhores atletas do Brasil. Felipe Oliveira é campeão na categoria peso médio (até 90kg) e também atleta da seleção brasileira principal. Na quinta (29), a competição começa a partir das 16h. Na sexta, a partir das 14h e no sábado, a grande final tem início às 14h.