Oitenta judocas das equipes do Brasil, Japão, Coreia do Sul, França, Itália, Espanha, Portugal e Grã-Bretanha desembarcam no próximo domingo (25), às 13h30, em Salvador. A delegação, com 125 pessoas, formada por atletas, árbitros, dirigentes e organizadores, participa das semifinais e final da I Copa do Mundo por Equipes de Judô, entre os dias 29 e 31 deste mês, na arena a ser montada no Centro de Convenções da Bahia.

Na sexta e no sábado (23 e 24), as oito equipes participam, em Belo Horizonte (MG), das eliminatórias da competição, onde estarão nomes consagrados do tatame brasileiro, como Tiago Camilo, Luciano Correa e Leandro Guilheiro. As disputas serão nas categorias olímpicas de peso-ligeiro, meio-leve, leve, meio- médio, médio, meio-pesado e pesado. Cada país terá dez atletas na disputa, sendo cinco titulares e cinco reservas.

Esta é a primeira vez que o Brasil recebe a Copa do Mundo por Equipes. O país já sediou praticamente quase todas as competições mundiais de judô, entre elas o Grand Slam, Campeonato Mundial e Pan-Americano. O objetivo é habilitar o país para recepcionar o Mundial por Equipes.

Desde 2008, a Federação Internacional de Judô (FIJ) organiza anualmente o Mundial por Equipes, em que as melhores seleções de cada continente se classificam. A entidade deseja que a competição seja introduzida no programa dos Jogos Olímpicos a partir de 2016, mas isso depende ainda da avaliação do Comitê Olímpico Internacional (COI).