As oito melhores seleções de Judô da atualidade – Brasil, Japão, Coréia, França, Grã-Bretanha, Itália, Espanha e Portugal – desembarcam, no próximo domingo (25), em Salvador, para participar, no período de 29 a 31 deste mês, das finais da I Copa do Mundo por Equipes de Judô, que será realizada na arena montada no Centro de Convenções da Bahia.

Nos últimos anos, mais do que medalhas, o judô do Brasil conquistou a admiração e o respeito do mundo. Sediou o Campeonato Mundial (2007), Desafio Internacional (2008), Copa do Mundo (2008) e o Gand Slam Etapa Brasil Judô World Tour (2009 e 2010). Esta é a primeira vez que o país recebe a Copa do Mundo por Equipes.

O objetivo do torneio internacional, com as finais na Bahia, é habilitar o Brasil para recepcionar o Mundial por Equipes a ser realizado em 2012, provavelmente também em Salvador, caso o evento, inédito, seja confirmado pela Federação Internacional do Judô (FIJ). A concretização do apoio do Governo do Estado à competição visa disseminar e fortalecer a modalidade do judô no território baiano.

A delegação com 125 pessoas, formada por atletas, árbitros, dirigentes e organizadores, chega de Belo Horizonte, onde, na sexta e sábado (23 e 24), acontece a etapa eliminatória da competição. Na capital baiana, as lutas serão realizadas nas categorias olímpicas de peso ligeiro, meio leve, leve, meio médio, médio, meio pesado e pesado. Cada país terá 10 atletas na disputa, sendo cinco titulares e cinco reservas.