A eficiência da estrutura político-administrativa da Bahia na condução de programas de melhoria da qualidade de vida da população do semiárido foi apresentada nesta quinta-feira (1º) a uma comitiva do Nepal.

Formada pelo ministro do Desenvolvimento Social e por representantes de governos do Nepal, a comitiva está em visita ao Brasil desde o último dia 27 para conhecer a organização política do país e a relação entre as diversas esferas de poder no planejamento, execução, monitoramento e avaliação das políticas públicas.

A Bahia foi escolhida por ser um exemplo no desenvolvimento de programas integrados, quando há a participação de diversas secretarias e a parceria com os municípios e o governo federal. Nesse sentido, destaque para a criação do Comitê Gestor Estadual, que, sob a orientação da presidente das Voluntárias Sociais, Fátima Mendonça, articula os programas e projetos governamentais e de organizações parceiras da sociedade civil, em busca da melhoria das condições de vida no semiárido.

A apresentação, realizada no Salão de Atos da Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), teve a participação do secretário de Integração Regional, Edmon Lucas. Segundo ele, as ações apresentadas, como o programa Terra de Valor, promovem o desenvolvimento com melhoria da qualidade de vida, valorização do potencial humano, ampliação dos serviços básicos, melhoria da infraestrutura e fortalecimento dos arranjos produtivos locais.

Técnicos das secretarias da Saúde, de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza e de Cultura apresentaram a política do Sistema Único de Saúde (SUS), do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e o Programa de Interiorização da Cultura no Estado.

A visita da comitiva é uma articulação do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Antes de chegar à Bahia para conhecer experiências a nível estadual, ela visitou a cidade do Rio de Janeiro, onde conheceu experiências a nível municipal. Depois do encontro com os baianos, a comitiva segue para Brasília, onde vai conhecer as experiências a nível federal.