O governo da Bahia entregou à população de Itacaré, no sul do estado, o novo sistema de esgotamento sanitário que vai beneficiar os 34 mil habitantes do município e os turistas, que fazem da cidade um dos principais destinos do Nordeste. A obra, que teve investimentos de R$ 7.643.751,67, foi realizada pela Embasa.

Os serviços incluíram a implantação de 12 mil metros de rede coletora, seis estações elevatórias de esgoto, 772 metros de linha de recalque, uma estação de tratamento e um emissário com 34 metros. “A estação de tratamento utiliza tecnologia de primeiro mundo, com a desinfecção do esgoto feita através de unidade ultravioleta”, afirmou o gerente da Unidade Regional de Itabuna, Cláudio Fontes. A estação de tratamento conta ainda com aerador, decantador e unidade de desidratação do lodo gerado na estação.

A Embasa realizou também em Itacaré as obras de ampliação do sistema de abastecimento de água, com a construção da unidade de tratamento e da adutora, reservatório e de um completo sistema de reaproveitamento e tratamento dos resíduos.

Trata-se de uma das poucas estações de água no Brasil que cuidam dos resíduos. A ampliação do sistema de abastecimento de água teve investimentos de R$ 597.733,52 e beneficia 16 mil famílias. O governo da Bahia vai realizar ainda em Itacaré a extensão da rede de água para os bairros Ribeirinha e Vila Marambaia.

“Com a implantação do sistema de tratamento de esgotos e a ampliação do abastecimento de água, o governo contribui para melhorar a qualidade de vida da população”, disse o prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio. Segundo ele, as obras também proporcionam um impacto positivo no turismo, que é uma das principais fontes de receita e de geração de empregos no município.