O Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, recebeu do governador Jaques Wagner, na noite desta quinta-feira (22), a Grã-Cruz da Ordem 2 de Julho – Libertadores da Bahia. Lula é primeira personalidade homenageada com o mais alto grau do título, criado em honra aos que contribuíram para a consolidação da Independência do Brasil na Bahia.

Com a condecoração, o Governo da Bahia homenageia o estadista que teve atuação mais destacada pela garantia das liberdades públicas e da soberania brasileira. A cerimônia foi realizada no Palácio Rio Branco, recentemente reinaugurado pelo presidente.

A solenidade contou com a presença de lideranças da administração federal, estadual e municipal e marcou o fim das celebrações e dos atos cívicos do 2 de Julho, data comemorativa da Independência na Bahia. Lula se emocionou pela condecoração e agradeceu o carinho do povo baiano. “É uma honra inestimável para qualquer brasileiro”.

O presidente lembrou que também em Salvador, no dia 15 de junho de 1978, durante a participação em um congresso, recebeu a notícia do nascimento do filho Sandro e, pela primeira vez, pensou em fundar um partido dos trabalhadores. Ele brincou com a rixa existente entre Pernambuco e Bahia e disse que a comenda é um ato simbólico de reconciliação entre os dois estados, por ele ser natural da cidade pernambucana de Garanhuns.

Na ocasião, o presidente anunciou a futura extensão para a Bahia da Universidade Federal da Integração Luso-Afro Brasileira (Unilab), sediada no município de Redenção, no Ceará. Também falou da importância da construção de uma malha ferroviária que possibilite logística de transporte de carga mais eficiente para que o Brasil possa, nos próximos 10 anos, superar os problemas de infraestrutura.

O governador falou da escolha do presidente como primeiro condecorado com a medalha. Direcionando-se a Lula, ele o comparou aos grandes heróis da independência brasileira na Bahia. O chefe de gabinete do governador, Fernando Schmidt, destacou o trabalho do governo federal na garantia das liberdades públicas e da soberania brasileira.
“Lula sintetiza melhor do que ninguém os ideais de liberdade, justiça social e soberania nacional. Sua figura é um ícone do Brasil”, afirmou Schmidt, salientando que, a partir de agora, a Bahia vai condecorar representantes da sociedade civil e de instituições que se destacarem pelos mesmos valores.

Medalha
A Ordem 2 de Julho – Libertadores da Bahia foi instituída pela Lei 11.902, de 20 de abril de 2010, e regulamentada pelo Decreto 12.226, de 1º de julho, publicado na edição do Diário Oficial do Estado do dia 2. A homenagem é simbolizada por uma medalha, em seus três graus de importância – Grã-Cruz, Comendador e Cavaleiro. O 2 de Julho é considerado o Dia da Independência da Bahia. Nessa data, o estado comemora a vitória das tropas brasileiras sobre os portugueses e a separação definitiva do Brasil do domínio lusitano.

Agenda em Feira de Santana
O presidente Lula passa a noite em Salvador e na manhã de sexta-feira (23) participa, em Feira de Santana, da abertura do II Encontro Nacional de Agricultura Familiar do Brasil. O evento reúne aproximadamente cinco mil agricultores familiares de todo o país, além de autoridades das três esferas de governo e parlamentares, com o objetivo de fazer um balanço dos avanços nas políticas direcionadas à agricultura familiar e apontar as perspectivas e os desafios para o próximo período.

Publicada às 15h50
Atualizada às 23h50