A Companhia de Gás da Bahia (Bahiagás) oferece uma solução energética sustentável para o projeto Aliança Cooperativa do Amido, da Fundação Odebrecht, implantado na região de Santo Antônio de Jesus, por meio de suprimento de gás natural à fábrica Bahiamido, que produzirá amido. O produto, de maior valor agregado, tem diversas aplicações nas indústrias alimentícia, cosmética, de óleo e gás, química, petroquímica e farmacêutica.

A parceria firmada com a Fundação Odebrecht será apresentada à população de Santo Antônio de Jesus, na quarta-feira (21), às 8h30, no Hotel Antonius Imperial. Trata-se de um modelo inovador de Sistema Integrado de Produção, Industrialização e Comercialização de Amidos Modificados à base de mandioca, de forma sustentável, por meio de governança participativa.

Para a Bahiagás, cujas ações se pautam na prática da responsabilidade social, é ainda mais relevante a contribuição ao projeto, que implica no desenvolvimento econômico e social da população rural da região, ajudando a fixar famílias no campo, unindo alta tecnologia a agricultura familiar.

Interiorização
Além da Bahiamido, no município de Laje, a Bahiagás passa a suprir com gás natural a fábrica Pratigi Alimentos (produtora de ração animal), no município vizinho de Sapeaçu. As duas iniciativas, da Fundação Odebrecht, são localizadas no entorno da cidade de Santo Antônio de Jesus, em pleno recôncavo baiano.

A parceria marca a chegada do gás natural na região, dentro do processo de expansão das atividades da companhia, fortalecendo a interiorização do produto. Durante o evento, o empresariado local conhecerá as potencialidades do gás natural, uma fonte de energia mais ecologicamente adequada, versátil, segura e competitiva, capaz de fortalecer a economia regional na geração de emprego e renda.

Até 2014, a Bahiagás investirá R$ 160 milhões na construção de centrais de distribuição e de dutos que levarão o gás a empresas, residências e postos de combustíveis no interior do estado, a partir do Gasoduto de Integração Sudeste-Nordeste (Gasene).

“Isso representa 41% de todos os investimentos no período e dá a dimensão do compromisso da empresa com o desenvolvimento regional”, afirma o diretor presidente da Bahiagás, Davidson Magalhães.