A partir desta quinta-feira (8) até sábado (10), a cidade de Amargosa recebe as principais referências da educação ambiental crítica do país para discutir com educadores, estudantes, professores e representantes de universidades a diversidade das intervenções em educação ambiental crítica na Bahia.

Um dos maiores eventos do gênero no estado, o Encontro Baiano de Educadores e Educadoras Ambientais acontece na Câmara Municipal de Amargosa e nas Escolas Reunidas Almeida Sampaio e tem como tema Educação Ambiental Crítica e Pequenas Intervenções de Rede.

Na abertura, os participantes do encontro poderão conferir a palestra Práxis e Construção Social da Educação Ambiental Crítica, ministrada pelo doutor Sandro Tonso, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Também haverá o lançamento do DVD Conhecimento Científico e Sabedoria Popular Preservando a Mata Atlântica no Vale do Jiquiriçá, produzido pelo Projeto Timbó, do Centro Sapucaia.

O encontro, que visa potencializar a ação e a articulação de educadores ambientais para desenvolver pequenas intervenções sociais, vai contar com 12 minicursos, palestras e debates com pesquisadores renomados, a exemplo dos professores-doutores Antônio Vitor Rosa (USP), Luiz Antônio Ferraro e Carlos César Uchoa de Lima (ambos da Uefs), além de Silvana Lima (UFRB).

As inscrições podem ser feitas através da UFRB/CFP: (75) 3634-3360, na Casa da Cidadania: (75) 3634-3977 (ramais 222 e 231), no Centro Sapucaia: (75) 3634-3081 e pelo e-mail cursodeextensaoemEA@yahoo.com.br.

O evento é realizado pelo Centro Sapucaia e pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), em parceria com a prefeitura de Amargosa, e conta com o apoio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), por meio do projeto Corredores Ecológicos.