Um ato simbólico, promovido por representantes da Comissão Organizadora do I Congresso Baiano de Engenharia Sanitária e Ambiental (Cobesa), marcou, na manhã desta sexta-feira (9), no Parque Metropolitano de Pituaçu, o plantio de 23 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica. Até o final do evento, que será realizado do próximo domingo a sexta-feira (11 a 16), no Centro de Convenções, outras 800 mudas serão plantadas no parque.

O presidente do congresso, o engenheiro Luis Roberto Moraes se mostrou entusiasmado com a iniciativa, que pode repercutir as boas práticas ambientais para outros eventos. A ideia é estimular uma participação efetiva e estabelecer uma aproximação de todos com a questão ambiental. A ação, de acordo com ele, sai das discussões teóricas do congresso e parte para a prática, visando atenuar os efeitos produzidos pela emissão do dióxido de carbono (CO2) na atmosfera.

“Com esse gesto, temos a possibilidade de minimizar os impactos que serão causados pela realização do congresso. Durante esses seis dias, mais de 600 pessoas assistirão a palestras, apresentarão trabalhos científicos e utilizarão diversos recursos como água, papel, energia e, consequentemente, produzirão resíduos. Vamos utilizar esses recursos de forma consciente, exercitando as boas práticas ambientais”, afirmou Moraes.

Com o plantio das árvores, a previsão é que, no prazo de dois anos, todo o impacto ambiental causado pela realização do encontro esteja reparado. “No próximo congresso, em 2012, outras pessoas virão aqui plantar novas árvores e, com isso, vamos minimizar ainda mais os impactos ambientais causados”, enfatizou o engenheiro ambiental Maurício Fiúza, membro da comissão organizadora e que também fez uma breve explanação sobre a importância da iniciativa para os funcionários do parque.

Congresso de Engenharia Ambiental
Com o tema central "Universalização do saneamento, urbanização e meio ambiente: desafios tecnológicos e de gestão", o congresso tem, na sua comissão organizadora, representantes da Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema), Instituto de Gestão das Águas e do Clima (Ingá), Companhia de Engenharia Ambiental da Bahia (Cerb), Instituto de Meio Ambiente (IMA), Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), e a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder).

O evento pretende abordar, de forma integrada, temas como abastecimento e efluentes, tecnologias e manejo de resíduos sólidos, recursos hídricos, políticas e gestão, responsabilidades e participação social, clima, urbanização, conforto e saúde ambiental, entre outros. A programação inclui ainda apresentação de trabalhos de inovação tecnológica (TIT), conferências, mesas-redondas, palestras e minicursos. Outras informações podem ser obtidas no site do Congresso.