Os membros da Câmara Setorial da Pesca e Aquicultura finalizaram o diagnóstico e as sugestões que serão entregues à Secretaria de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri) para a elaboração do Planejamento Estratégico da Agricultura.

“Após várias reuniões, realizadas na sede da Bahia Pesca, chegamos a um consenso sobre os principais gargalos à competitividade do setor e o que devemos fazer para o estado se tornar o maior produtor nacional de pescado”, explica o secretário executivo da câmara e presidente da empresa, Isaac Albagli.

As propostas de ações prevêem as táticas a serem adotadas a curto e longo prazo, em doze eixos estratégicos, a exemplo da assistência técnica, crédito ao produtor, comercialização, promoção e marketing, infraestrutura e logística, defesa agropecuária, governança, legislação e gestão da qualidade.

Entre as sugestões que serão apresentadas ao secretário Eduardo Salles e que serão levadas à Conferência Estadual das Câmaras Setoriais, no dia 9 de agosto – quando todas as cadeias produtivas do estado mostrarão o que foi debatido nas suas respectivas áreas -, está a criação de uma política de incentivo fiscal sobre os produtos da atividade e a criação do Conselho Estadual da Pesca e Aquicultura.

Outras sugestões serão detalhadas na conferência estadual como a implantação de novas unidades de produção de gelo e beneficiamento do pescado, melhoria da estrutura de transporte e escoamento, melhoramentos genéticos e a criação de fundo de pesquisa para as universidades baianas, entre outros.