O projeto de povoamento de aguadas públicas realizado pela Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), por meio da Bahia Pesca, beneficiará mais de 1.200 famílias, nesta terça-feira (27). O benefício consiste na entrega de  100 mil alevinos de tilápias aos pescadores do município de Paramirim, a 742 quilômetros de Salvador. Os filhotes de peixes serão colocados na Barragem de Zabumbão, atração turística local.

“O objetivo é aumentar a oferta do pescado na região e dar uma nova opção de renda para estas famílias”, explica o diretor-presidente da Bahia Pesca, Isaac Albagli. O peixamento em Paramirim deve gerar aproximadamente 15 toneladas de peixe dentro de um ano, quando os animais estiverem crescidos e com peso ideal para consumo dos próprios pescadores ou comercialização.

O povoamento na Barragem de Zabumbão foi precedido de outro peixamento realizado em Sobradinho, na semana passada. Na ocasião, a Bahia Pesca entregou a diversas associações de pescadores do município, 30 mil alevinos de tilápias. Os peixes foram depositados nas Unidades Demonstrativas de Piscicultura – conjunto de tanques-rede onde é feita a alevinagem e engorda dos peixes – da cidade.

“Os filhotes passarão entre 30 e 45 dias nos tanques de alevinagem. Ao atingir um determinado tamanho, passam para o tanque de engorda onde ganharão peso e crescerão ainda mais. Dentro de cinco ou seis meses estes alevinos estarão se transformando em quase 17 toneladas de pescado”, enfatiza Albagli.

O quilo da tilápia pode alcançar até R$ 7 nas feiras e mercados da região. Isto significará um incremento de aproximadamente R$ 400 na renda de cada família envolvida no processo. Segundo o presidente da empresa, “este é só o primeiro lote. A Unidade Demonstrativa de Piscicultura de Sobradinho tem capacidade para produzir mais de 100 toneladas de peixe por ano”.