O município de Camaçari inicia, na sexta-feira (16), na Cidade do Saber, o ciclo de consultas públicas, denominado “Fala Jovem!”, voltado à elaboração do Plano Municipal de Juventude. Serão várias etapas preparatórias, previstas para acontecer em outras unidades escolares.

Segundo o presidente do Conselho da Juventude da Secretaria de Relações Institucionais, Éden Valadares, Camaçari já vem se destacando em políticas públicas para a juventude em nível municipal em toda a Bahia. “Esperamos que cidades como Camaçari, Lauro de Freitas, Serrinha e Vitória da Conquista – já consolidadas nesse aspecto -, sirvam de exemplo e que todos os municípios venham a ter conselhos e instâncias de discussão e formalização de políticas para a juventude”, afirma Valadares.

O plano será montado coletivamente pelas organizações e associações que tratam do recorte juvenil e abordam as Políticas Públicas de Juventude (PPJ), além dos jovens camaçarienses. O documento irá definir metas de PPJ para os próximos 10 anos.

O “Fala Jovem!” será instituído em regiões territoriais, respeitando as questões demográficas e de recortes sócioculturais de intensa participação juvenil. Na sua aplicação serão utilizadas unidades escolares e estruturas comunitárias ou públicas das localidades selecionadas. Após a etapa da elaboração, o Plano Municipal de Juventude será encaminhando para apreciação e aprovação do Legislativo municipal.