Jaciara Ribeiro dos Santos, mais conhecida como Mãe Jaciara, sucessora de Mãe Gilda no Terreiro Axé Abassá de Ogum, será a primeira ialorixá baiana a coordenar um projeto federal. Nesta terça-feira (20), ela será empossada no cargo de coordenadora do Projeto Mulheres da Paz, em cerimônia no auditório da Superintendência de Construções Administrativas da Bahia (Sucab), no Centro Administrativo.

O Projeto Mulheres da Paz faz parte das ações do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), executado no estado em parceria com o Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes).

Iniciada no Candomblé há 23 anos, Jaciara Ribeiro dos Santos é filha de Oxum. Dez anos depois do falecimento de sua mãe biológica, Gildásia dos Santos, começou uma caminhada longa na luta contra a intolerância religiosa, participando de seminários e realizando palestras e viagens por diversos estados brasileiros, defendendo a causa da comunidade de candomblé e do povo negro. Atualmente, ela ocupa o cargo de coordenadora de religiosidade de matriz africana na organização Coletivo de Entidades Negras (Cen).

Ações sociais 
O objetivo do Pronasci é prevenir e enfrentar a violência, com atuação por meio de ações sociais junto a jovens de 15 a 24 anos, em situação de vulnerabilidade social, das áreas metropolitanas do país. Para tanto, o Mulheres da Paz vem capacitando 700 mulheres, distribuídas nos municípios de Salvador, Lauro de Freitas, Camaçari e Simões Filho.

A função dessas mulheres é mediar conflitos das famílias que possuem jovens que vivem à beira da criminalidade ou que tiveram problemas com a lei. Mãe Jaciara se diz privilegiada por ser a primeira mulher negra e religiosa de matriz africana a assumir a direção do projeto. Ela acrescenta que não será apenas uma coordenadora “e sim mais uma multiplicadora da paz”.