A população de Barreiras e de Ibotirama já conta desde quarta-feira (14) com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192). O secretário estadual da Saúde, Jorge Solla, a diretora de Atenção Especializada, Ledívia Espinheira, e a superintendente das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), Maria Rita Pontes, foram recebidos pela prefeita de Barreiras, Jusmari Oliveira, para participar da solenidade de inauguração das instalações da base regional do serviço no município.

O Samu 192 atenderá as microrregiões de Barreiras e Ibotirama, tendo uma cobertura estimada de 555 mil habitantes. Para a implementação integral do serviço na região, a Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) tem prestado apoio técnico e investido nos projetos locais e na capacitação de pessoal para a implantação das equipes que vão prestar o serviço nos municípios.

Solla disse que a implantação do Samu é um processo que começou a ser organizado no início desta gestão, em 2007. “A entrega deste serviço hoje, além da concretização de um projeto, trará um enorme benefício para toda a população da região, pois agora praticamente todo o oeste da Bahia conta com o Samu 192”.

Para a construção da Central de Regulação do Samu, que contará com uma equipe de 90 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, motoristas, telefonistas e outros, a prefeitura de Barreiras investiu cerca de R$ 400 mil na obra física. Para a instalação da rede do Samu regional, cada município participante terá na sua base uma Unidade de Suporte Básico (USB), totalizando 23.