A retomada do projeto “Consultório de Rua”, prevista para acontecer até o final do ano, avança mais um passo com a realização da oficina de formação para coordenadores dos consultórios de Salvador, Camaçari e Lauro de Freitas. A oficina acontecerá  nesta quinta e sexta-feira (22 e 23), de 8 às 18h, no auditório do Centro de Estudos e Terapia do Abuso de Drogas (Cetad).

O projeto, desenvolvido e executado durante cinco anos (de 1999 a 2004)  pelo Cetad, em parceria com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), será reinstalado em Salvador e implantado em Camaçari, Lauro de Freitas e Simões Filho, por meio do Programa Ações Integradas de Prevenção ao Uso de Drogas e Violência, da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), e do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), do Ministério da Justiça.

Multidisciplinar

De acordo com a assistente social Andréa Leite, coordenadora executiva do projeto, o “Consultório de Rua” visa atender crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade social, mediante a atuação de uma equipe profissional multidisciplinar, formada por médicos, psicólogos, assistentes sociais, pedagogos e redutores de danos, a partir de um ambulatório móvel, que será dirigido até os locais onde se concentra o público-alvo.

A Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) escolheu o Consultório de Rua como um dos três projetos que poderão ser executados pelas quatro regiões metropolitanas contempladas pelo Pronasci. No final do ano passado, foi aprovada a destinação de recursos de aproximadamente  R$ 1,5 milhão para a implantação do projeto nos quatro municípios baianos.

A capacitação dos coordenadores do projeto terá como facilitadoras a psicóloga Miriam Gracie, que durante cinco anos coordenou o “Consultório de Rua” e registrou a experiência em dissertação de mestrado defendida em 2009, mesmo ano em que o Ministério da Saúde reconheceu o projeto como experiência institucional inovadora; Jane Monte, que também integrou a equipe da versão anterior do projeto, e Patrícia Von Flach, do grupo técnico de Políticas de Álcool e Drogas da Sesab.