Na sexta-feira (9), primeiro dia de execução do Plano de Proteção ao Cidadão, mesmo com as chuvas que caíram em diversos pontos da Bahia, a ação policial apresentou bons resultados. A avaliação é do tenente-coronel Antônio Fontes, responsável por comandar o Plano. "Logo no primeiro dia já pudemos observar uma redução expressiva no número de delitos, inclusive homicídios", comentou.

Na Estrada Velha do Aeroporto, durante abordagem a ônibus, três rapazes, um deles menor de idade, foram detidos em flagrante por porte ilegal de arma. Conforme o tenente-coronel Fontes, eles confessaram que estavam planejando um assalto.

Ainda na capital baiana, durante abordagem em um ponto de venda de drogas, no bairro Engomadeira, foi apreendida uma pistola calibre ponto 40, 23 cartuchos de munição correspondente, seis cartuchos calibre 380, um quilograma de maconha, 25 trouxinhas de cocaína, um netbook, três aparelhos celulares, um modem portátil, dois equipamentos eletrônicos e uma quantia de R$ 4.700,00 em dinheiro.

No município de Feira de Santana, no bairro Mangabeira, um dos maiores do estado, um traficante foi preso portando maconha, cocaína, munições e um revólver calibre 38. Em Porto Seguro, um motorista de carro foi autuado e teve a CNH apreendida. Outros três motociclistas também foram autuados na cidade.

Ao todo, foram abordadas 3113 pessoas. Devido às chuvas, foram realizadas menos abordagens, porém os policiais envolvidos permaneceram em locais estratégicos. Os pontos de atuação são definidos após analise minuciosa, onde também são consideradas as realidades regionais.

"Quando encaminhamos as guarnições para os locais, consideramos vários fatores, entre eles, as peculiaridades da região. Vamos aos locais que têm apresentado os maiores índices de ocorrências e deslocamos policiais com o perfil específico para cada tipo de abordagem", explicou Fontes.

O Plano prevê aumentar em 20% as metas de abordagem a veículos, motocicletas, coletivos, bares e boates. Inicialmente, as ações são realizadas em Salvador (132 policiais), região metropolitana (12), Feira de Santana (16), Vitória da Conquista (16), Itabuna (16) e Porto Seguro (8).