A intensificação das blitze, abordagens a veículos, pontos de ônibus, motocicletas, coletivos, bares e boates já repercute positivamente em Salvador e região metropolitana. Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), houve uma diminuição de 28% dos homicídios no período da iniciativa. O número foi divulgado pelo secretário César Nunes, após uma audiência com Euvaldo Jorge, titular da Secretaria Municipal dos Transportes Urbanos e Infraestrutura (Setin), Renato Araújo, superintendente da Transalvador, e o chefe-de-gabinete militar do prefeito, coronel Adelmário Xavier, para discutir a participação da prefeitura de Salvador no Plano de Proteção ao Cidadão, lançado há duas semanas pela SSP.

O Plano de Proteção ao Cidadão prevê aumentar em 20% as metas de abordagem e tem como objetivo fortalecer ainda mais a prevenção à violência e à criminalidade, oferecendo maior segurança à população. Nunes disse que a presença da Transalvador na operação vai diminuir os congestionamentos que se formam quando as blitze são realizadas. “Com a eficiência da Transalvador no ordenamento do trânsito, vamos diminuir e muito os congestionamentos decorrentes das blitze”.

De acordo com informações da SSP, por questões estratégicas, a Polícia Militar opta por não divulgar os horários, nem os locais para a realização das ações. Os locais para as blitze são escolhidos com base em dados de inteligência, estatísticos e nas informações que a PM detém. “Essas blitze não ficam por muito tempo, porque perdem a finalidade. Elas são flexíveis e rapidamente mudadas de local. Existe uma preocupação na escolha dos locais para se evitar as ruas de grande movimento nos horários de maior fluxo”, explicou o secretário da Segurança.

Na reunião, ele sinalizou também que a ostensividade do policiamento é primordial no enfrentamento efetivo ao crime e que a redução dos roubos em coletivos e a transeuntes é reflexo dessa atuação. Nunes pediu a compreensão da população, por conta dos congestionamentos, mas que as operações policiais visam reduzir os índices de criminalidade, “defendendo um bem maior, que é a segurança das pessoas”.

O secretário municipal dos Transportes Urbanos e Infraestrutura afirmou que a reunião foi muito proveitosa e que a prefeitura dará todo o apoio para que as blitze tenham continuidade. “A Transalvador vai ordenar o fluxo de veículos em todos os pontos da cidade onde a SSP estiver realizando operações para garantir a segurança dos cidadãos, além de verificar a situação dos veículos”, destacou Euvaldo Jorge.