Agentes de saúde, assistentes sociais, professores e estudantes participam desta quinta-feira (29) até o próximo sábado (31), no município de Casa Nova, a 572 quilômetros de Salvador, da capacitação ministrada pelo Projeto Caravana do Lazer, promovido pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb). A iniciativa reúne cerca de 80 participantes e tem por objetivo contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas que moram nos municípios com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

De acordo com a coordenadora do programa Todos Pela Alfabetização (Topa), Suyla Andreia Santos, a capacitação é uma forma de estimular a inclusão social. “Trabalho com jovens e adultos e vejo que posso ajudá-los, ainda mais relacionando a prática do lazer como uma forma de incluí-los na sociedade”.

O encontro foi aberto às 9h, com uma dinâmica que mostra a importância do trabalho coletivo. “Esta formação desperta uma visão mais ampla da sociedade, sobre a importância de ajudar ao próximo e ter a certeza de que você não está sozinho. É um conteúdo que permanece e podemos multiplicar em nossa comunidade”, salientou o capacitando, Joaquim Maurício.

Em seguida, os participantes tiveram a oportunidade de discutir sobre a importância do resgate lúdico do lazer nas comunidades. Para a professora Regiane Santos, a capacitação vai trazer mais habilidades e conhecimentos para desenvolver seu trabalho social com 30 crianças na igreja em que atua.

Atividades recreativas
Durante o curso, também serão abordadas as etapas para a construção de projetos, atividades recreativas e recicladas e regras de disputas para realização de campeonatos e torneios. Este último conteúdo é o mais esperado do funcionário público, Marcelo dos Passos. “Sempre gostei de participar e ajudar na organização de eventos esportivos, a exemplo do campeonato armador da 1ª divisão, e aguardo ancioso estas informações, pois todo aprendizado é sempre bem vindo para melhorar minha atuação profissional e ajudar mais o meu município”.

Após dois dias de capacitação, os participantes serão direcionados para colocar em prática o aprendizado, oferecendo, com apoio da equipe da Caravana, um dia de lazer na praça municipal para centenas de crianças. A garotada vai ter oportunidade de brincar na cama elástica, pista de sabão, piscina de bolinhas, oficinas de reciclagem, desenho e pintura, jogos educativos, como ludo, dominó, dama e xadrez gigantes, além de jogar bola, vôlei e golzinho.