Atração de novos investimentos privados para o turismo e a permanência da Bahia como o destino turístico preferido dos brasileiros. Estes foram alguns dos assuntos abordados pela edição de julho da revista Trading, especializada em turismo, que teve como entrevistados a presidente da Embratur, Jeanine Pires, e o secretário de Turismo da Bahia, Antonio Carlos Tramm.

Tramm destacou os eventos do calendário baiano que celebram a importância do estado para o turismo nacional. Em conversa com a repórter Flávia Lelis, o secretário falou sobre novos projetos e desafios enfrentados à frente da Secretaria de Turismo (Setur). “Acredito que o meu maior desafio será o de manter a Bahia como o destino preferido dos turistas brasileiros, título que ela recebeu no ano passado”.

Sobre os novos investimentos para o setor, Tramm ressaltou a importância de manter parcerias como a que existe entre Bahia e Pernambuco para o Enoturismo (turismo de vinhos), além de voltar os olhos para uma das etapas da Stock Car, que acontece no próximo dia 15 de agosto, em Salvador.

Outro segmento que também mereceu destaque foi o Turismo Étnico, que cresce a cada dia motivado pelas manifestações populares do estado e será discutido em seminário, na primeira quinzena de agosto.

Estimulado pela onda de eventos esportivos, a entrevista perpassou também pelos planos da Secretaria Extraordinária para Assuntos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. As ações da Setur para o mundial de futebol estão divididas em cinco eixos – capacitação profissional, atração de investimentos privados, melhoria da qualidade do receptivo, promoção e marketing nos mercados emissores e investimentos em obras de infraestrutura.

“Com certeza mostraremos por que a Bahia será o destino preferido para os que virão ao Brasil para acompanhar o maior evento futebolístico do mundo”, declarou Tramm. Ele lembrou outro segmento que também deve ser reforçado na Bahia – o Turismo de Aventura, na Chapada Diamantina. A aposta está na melhoria da estrutura e organização das trilhas e dos principais locais de visitação da região, um dos maiores atrativos de turistas para o interior do estado.