Combater a fome e a desnutrição da população em situação de vulnerabilidade social é o objetivo do Programa Nossa Sopa. Trata-se de uma iniciativa do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), em parceria com a Empresa Baiana de Alimentos (Ebal) e com as Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), atendendo, até o momento, cerca de 46 mil famílias por mês.

Atualmente. 321 municípios e 568 instituições sociais fazem parte do programa que distribuiu de janeiro a junho deste ano, 7.132.945 pratos de sopa. O produto passou a ter novo modelo, com aquisição e distribuição de sopa desidratada e diversificação de sabores, mantendo a mesma qualidade nutricional do anterior. Além disso, tem a vantagem de menor custo, diminuição de peso e volume, facilitando as operações logísticas de armazenamento, transporte e distribuição, o que possibilitou o aumento da oferta.

Cada município é responsável pela distribuição da sopa, tendo antes a orientação da equipe técnica das Voluntárias, coordenada por Elson Berg. “As famílias são beneficiadas conforme a capacidade de atendimento de cada município ou instituição e de acordo com o número da clientela assistida”.

Critérios de participação
Para participar do Nossa Sopa é preciso fazer uma solicitação endereçada às Voluntárias, em ofício com papel timbrado da instituição/prefeitura requisitante, destinado à presidente das Voluntárias Sociais da Bahia, constando os seguintes dados: nome da instituição/município, Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ).

Além disso, exige-se registro de utilidade pública municipal, estadual e federal, cópia da ata da reunião da instituição com as assinaturas dos membros, nome(s) do(s) responsável(is), endereço (ponto de referência) e telefone do representante legal responsável pelo programa na instituição. Por último, possuir uma estrutura física adequada (cozinha com pia, fogão, panelas e utensílios), local de armazenamento com prateleiras ou armários ou estrados de madeira.

Ajuda aos necessitados
Recentemente, o prefeito Manoel do Carmo Paixão, de Jucuruçu, esteve na sede das Voluntárias para solicitar maior cobertura do atendimento. “Hoje, 500 pessoas que participam do programa Bolsa Família são beneficiadas com o produto e pretendo aumentar para que 700 pessoas possam tomar esse delicioso alimento nutritivo. Esta é uma parceria que vem ajudando muito aos que necessitam”, disse.
A presidente das Voluntárias Sociais da Bahia, Fátima Mendonça, analisa os benefícios do Programa Nossa Sopa como de grande impacto no combate à desnutrição. “Estamos e sempre vamos trabalhar para que o povo tenha o direito a uma alimentação de qualidade”, afirmou.

sopa