Trinta 30 jovens rurais do povoado de Piaba, em Cruz das Almas, na faixa etária de 16 a 29 anos, serão capacitados na primeira etapa do curso sobre ‘Manejo de Solo e Água com Enfoque nos Princípios Agroecológicos’, promovido pela Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), por meio do Centro de Formação dos Agricultores Familiares do Território do Recôncavo (Centrefruti).

O objetivo do curso, que será realizado segunda e terça-feira (9 e 10), é incentivar a permanência do jovem no sistema educacional rural, proporcionar a inserção no mercado de trabalho, ampliar as oportunidades de emprego e melhorar as condições de vida aos jovens rurais do povoado de Piaba.

Constituído exclusivamente por agricultores familiares, o povoado tem como principal base econômica, a exploração agrícola, com destaques para as culturas de citros, mandioca e apicultura. O curso abordará questões como escolha da área, preparação do solo, plantio, adubação, seleção de material do plantio, controle de pragas e doenças, colheita, comercialização, aspectos gerais das culturas da região e administração rural.

Para o chefe do Centrefruti, Valmir Pereira, o trabalho proporciona aos jovens agricultores, a oportunidade de aprender, na teoria e na prática, as bases da agroecologia, com ênfase na revitalização e manejo do solo e água, e também promove o desenvolvimento sustentável da sua família, em equilíbrio com o meio ambiente. O projeto tem como principais parceiros, o Banco do Nordeste e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cruz das Almas (STR).