Mostrar os resultados de seus experimentos para o desenvolvimento das culturas graníferas na região nordeste do estado. É o que pretendem a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) e a Embrapa Tabuleiros Costeiros, com a realização do Dia de Campo sobre o projeto Tecnologias para o Desenvolvimento da Agricultura Familiar no Estado da Bahia, nesta quarta-feira (18), na comunidade Lagoa da Vaca, em Paripiranga.

O projeto foi implantado na propriedade do agricultor Virgílio Ferreira de Oliveira, localizada a 20 quilômetros da sede do município, onde experimentos e Unidades de Demonstração (UED’s) de feijão, milho, sorgo, girassol, algodão e vigna, entre outras, foram testadas para aumentar a produtividade e a resistência, nas regiões de Ribeira do Pombal, Irecê, Barreiras e Vitória da Conquista. Na propriedade estão distribuídas cinco estações por tema e cultura, onde serão apresentadas o desenvolvimento, a performance dos diversos cultivares, além de tecnologias para a produção e formação de banco de dados de sementes, que servem de base na produção de campos para o Programa Semeando da Superintendência de Agricultura Familiar (Suaf) e EBDA.

A primeira estação mostrará assuntos relativos à preservação do meio ambiente, segurança alimentar, receituário agronômico, utilização e destino final das embalagens dos agrotóxicos. A segunda vai expor tecnologias simples para a produção, beneficiamento e formação de bancos de sementes pelos agricultores familiares associados, mostrados os materiais de milho, feijão e vigna.

As performances de cultivares de feijão e vigna de diferentes ciclos, coloração de grãos e comportamento em relação às pragas, doenças e potencial de produção serão expostas na terceira estação e as variedades de soja e pinhão-manso, utilizadas em rotação, sucessão ou arranjos produtivos com as lavouras tradicionais de milho e feijão, na quarta. Na quinta e última estação, os produtores verão as variedades e híbridos de milho com diferentes potencias de produção, precocidade e resistência a pragas e doenças, acamamentos e tipos de grãos.

Para o coordenador do programa e doutor em Ciência e Tecnologia de Sementes, da EBDA, Edson Alva Oliveira, esses experimentos são um grande passo para a agricultura familiar. “É de extrema importância para o agronegócio a distribuição e utilização de sementes mais resistentes que garantam maior produtividade, principalmente quanto à produção do agricultor familiar dessa região”.

A microrregião de Paripiranga vem apresentando uma evolução na produção/produtividade de grãos, nos últimos anos, superando inclusive a região de Barreiras. “Esse aumento em muito se deve à orientação da pesquisa para o manejo adequado e o uso de material genético de maior potencial oferecido pela EBDA”, enfatizou Edson Alva.