A 10ª exposição agropecuária de Itanhém (Exponhém), realizada no parque de exposições do município, termina no próximo domingo (15), com a expectativa de comercializar seis mil animais no centro criado durante o evento para impulsionar a comercialização de rebanhos na região. O equipamento é resultado de um convênio firmado entre a Seagri, a prefeitura local e o Sindicato dos Produtores Rurais de Itanhém.

A produção agropecuária é a principal atividade econômica de Itanhém. São mais de 150 mil cabeças de bovinos, o que faz do município o maior produtor do extremo sul. Realizada anualmente, a Exponhém tem o objetivo de promover a melhoria genética do rebanho e avaliar o nível de criação dos animais. Este ano, participam mais de 40 expositores e a previsão é três mil visitantes por dia.

A exposição é realizada em paralelo às comemorações do 52° aniversário de emancipação política do município e da programação constam leilões, torneios leiteiros, julgamento de animais e provas de laço. De acordo com os organizadores serão comercializados bovinos das raças Nelore, Tabapuã, Brahman, Guzerá e Girolando, além de equinos da raça Mangalarga Marchador.