A planta padrão para construção de frigoríficos desenvolvida pela Secretaria da Agricultura, por intermédio da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), tornou-se modelo para todo o país. A planta é para frigoríficos modulares, com capacidade para abate de 30 animais/dia, podendo chegar a 100.

No encerramento da reunião do Conselho dos Secretários de Agricultura, Conseagri, realizado no Bahia Othon Palace Hotel, em Salvador, a presidente da entidade, Tereza Cristina Dias, entregou ao secretário da Agricultura baiano Eduardo Salles ofício assinado pelos secretários dos demais estados solicitando que a planta seja disponibilizada para todos.

“A Bahia se torna exemplo positivo para os demais estados, e para nós é importante poder compartilhar as nossas experiências em defesa agropecuária e no combate ao abate clandestino”, disse Salles. Segundo ele, a planta faz parte do Projeto de Descentralização e Regionalização do abate, que tem o objetivo de assegurar alimento saudável na mesa dos baianos.

O custo de construção é de R$ 1,2 milhão, quando era voz corrente que não era possível construir uma unidade de abate com menos de R$ 5 milhões. A planta padrão desenvolvida pela Seagri respeita as exigências da Portaria 304 do Ministério da Agricultura. A portaria regula o abate de bovinos, caprinos e ovinos, visando combater o abate clandestino, e impõe normas à construção dos equipamentos e a existência de câmaras de refrigeração.